Veja quais são as nove principais questões para avaliar um mercado

Surpreendentemente, muitas empresas encontram enorme dificuldade para desenvolver avaliações de um mercado de maneira precisa. Muitas empresas, inclusive, sequer possuem instrumentos adequados para analisar o potencial do mercado.

Realizar a pesquisa para avaliar um mercado não deve ser diferente de qualquer outra atividade realizada dentro de uma organização. Se a empresa não puder dispor de metodologias adequadas para realizar esse estudo, deve procurar por ajuda. Consultorias especializadas em inteligência de mercado – e geomarketing, que propõe estudos ainda mais precisos – ajudam empresas a determinar os investimentos necessários para conquistar uma participação maior nos resultados financeiros.

Um erro muito comum ao avaliar um mercado, cometido por executivos de Business Intelligence, é presumir as características do setor apenas com informações divulgadas pela mídia. Ninguém em sã consciência deve simplesmente criar conjecturas com base em informações desatualizadas ou, pior ainda, incorretas.

É importante notar que um empreendedor jamais poderá saber tudo sobre um setor particular, mas é crucial tornar as estimativas as mais precisas possíveis.

Quais são, afinal, as principais questões para avaliar um mercado? Se um executivo conseguir responder a essas questões, estará apto a tomar decisões acertadas para o negócio:

  1. Qual é o tamanho atual do mercado? Qual é o potencial de crescimento do setor? Vai aumentar ou reduzir? Por quê?
  2. Quanto de participação no mercado é possível conquistar realisticamente?
  3. O produto/serviço atende às necessidades do mercado?
  4. Com base no histórico de vendas, quais são os fatores que tornam um produto um sucesso de vendas?
  5. Quais são os hábitos de consumo que existem no mercado e como explorá-los?
  6. Quais são os diferentes nichos que existem no setor? É possível competir em todos ou apenas em alguns?
  7. Quais são os concorrentes do mercado e por qual razão os consumidores preferem eles? O que é preciso mudar para fazer com que esses consumidores passem a comprar seus produtos/serviços?
  8. Qual o tipo de margem financeira, de investimentos e retornos, que deve ser estimada para atuar nesse mercado?

Provavelmente muitos farão ainda mais perguntas que excedem essa lista, mas no final das contas é fundamental entender qual é o valor que sua empresa traz ao mercado e quais são suas maiores forças. Com frequência as organizações falham em seus objetivos porque não conseguem avaliar as próprias potencialidades.

E você? Está fazendo as perguntas certas?

Na prática, o desenvolvimento de um estudo de geomarketing que objetiva analisar potencial de mercado, começa a partir da condensação de estimativas financeiras de um mercado para uma determinada região e, em seguida, identifica os locais mais promissores dentro da região através de uma análise mais detalhada. Faça o download do whitepaper e entenda como o geomarketing identifica o potencial de uma região.

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Com Entrepreneur

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