Saiba realizar o planejamento corporativo com base em análise de mercado

Todo planejamento corporativo deve incluir análise de mercado. Esta é uma das principais e mais importantes razões para se fazer um planejamento. Se você está apenas começando um novo negócio ou reavaliando o rumo de uma empresa já existente, você deve promover e renovar a sua análise de mercado – pelo menos uma vez por ano. Os mercados mudam e uma empresa precisa sempre observar as alterações que ocorrem em seu setor.

É necessário analisar o potencial do mercado

Seu mercado pode ser muito mais amplo do que você imagina. Você precisa começar a se preocupar com as pessoas que você ainda não conseguiu atingir.

Por exemplo, o mercado de uma loja de vestuário ou um restaurante local inclui não apenas as pessoas que vão regularmente lá, mas todas as pessoas que vivem dentro de um raio de distância estabelecido. O mercado para uma empresa de paisagismo inclui todas as casas e propriedades comerciais dentro de um alcance lógico.O mercado de computadores pessoais inclui casas, escolas, empresas e organizações governamentais e por aí vai. Saiba, portanto, avaliar a região em que você está localizado.

Obter informações

As fontes de informações, provenientes de ferramentas de inteligência de mercado, que vão ajudá-lo a conduzir uma análise no seu setor, são diferentes para cada planejamento corporativo. Por exemplo, você pode precisar de informações específicas de um local para entender se faz sentido construir um novo restaurante por lá.

Nem todas as informações que você precisa vão estar disponíveis ao público. Uma boa base de dados geodemográficos, procedente de consultorias de geomarketing, podem auxiliá-lo nesse sentido.

Tamanho do mercado e crescimento

Você precisa ser capaz de medir e quantificar o seu mercado. Por exemplo, se o perfil de seu mercado alvo são gerentes tomadores de decisão de empresas do setor de TI, então você deve ser capaz de encontrá-los e identificar as áreas em que estão localizados.

Tendências de mercado

Você precisa entender o que está acontecendo com o seu mercado. Se você vende carros, por exemplo, já parou para observar se em sua região as pessoas possuem um perfil em que são mais propensas a comprar modelos populares ou se já migraram para classes mais altas e já estão procurando por sedãs executivos? São indivíduos que possuem perfil financeiro estável ou ainda apresentam dificuldades financeiras?

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Com Entrepreneur

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