Expansão inteligente de redes de negócios


Se a sua empresa é uma rede de varejo, seja de supermercados, farmácias, produtos automotivos, ou então uma franquia que precisa de pontos físicos abertos ou mesmo uma prestadora de serviços, então é certo que um de seus maiores dilemas é saber para onde ir, expandindo assim as suas operações.
 

A expansão de redes de negócios é um dos pontos mais sensíveis na gestão de uma empresa desta natureza.A peculiaridade de cada uma, as especificidades dos produtos ou dos serviços oferecidos, além de parâmetros baseados na cultura empresarial, dificultam a adoção de um caminho claro de crescimento. 

Duas perguntas fundamentais e sempre frequentes são feitas por empresas que gerem redes de negócios: “Para onde devo crescer?” e “Quantas unidades cabem em uma determinada região geográfica?” A partir delas, a Cognatis uniu a sua expertise de muitos anos atuando na expansão de redes, o seu profundo conhecimento em Inteligência Artificial e seus bancos de dados exclusivos com informação sobre o comportamento mercadológico no Brasil e na América Latina e concebeu o MapPoint®, uma ferramenta poderosa e única para auxiliar na expansão de redes de grandes corporações. 

A partir do mergulho profundo na realidade da empresa e com o apoio de seus executivos, que conhecem detalhadamente as características do negócio, a Cognatis customiza, ajusta e calibra o MapPoint®, identificando todas as informações que serão necessárias para desenvolver a estratégia de expansão da empresa. 

Além de inúmeras outras informações, o output, ou seja, o resultado produzido pelo MapPoint® se compõe de 3 aspectos principais: 

  1. Para onde crescer? Uma vez identificada a instância geográfica, a ferramenta mostra a direção a seguir. Se a instância é o Brasil, a ferramenta mostrará quais Unidades da Federação são as mais aptas a receber novas unidades. Se a instância for a Unidade da Federação, o MapPoint® irá mostrar os melhores municípios para a expansão. Se a escolha for o Município, o resultado serão os melhores bairros e, dentro destes, as melhores ruas para a localização dos novos pontos; 
  1. Quantas unidades cabem? O MapPoint® também irá indicar quantas unidades cabem em um determinado âmbito geográfico, podendo ser o país como um todo, uma unidade da Federação ou mesmo um município; 
  1. Qual a expectativa de faturamento de uma nova unidade? Uma vez identificado um ponto ideal para a implantação de uma nova unidade e, inseridos os parâmetros físicos que podem impactar o faturamento (área de vendas, existência e quantidade de vagas de estacionamento, se localizada na rua ou em centros comerciais, tipo Shopping Centers, se em uma edificação térrea ou com mais andares, etc.) é possível saber antecipadamente a faixa de faturamento prevista para esta nova unidade, além de identificar quanto faturam unidades concorrentes no entorno. 

Estas são as 3 respostas básicas, porém com elas são produzidos tabelas e mapas que auxiliam todo o processo e que podem ser customizados para cada usuário. Informações, por exemplo, sobre o perfil da população residente e/ou que trabalha na região, seus gastos médios com as categorias correlatas ao negócio, a composição dos núcleos familiares, o perfil das empresas da região, etc. 

Definir a localização de novos pontos para o negócio não passa exclusivamente por definir a sua localização geográfica. É preciso investigar e conhecer aspectos ligados aos custos de implantação e à logística de abastecimento do novo ponto, além de diversos outros.  

Porém, uma coisa é fundamental: saber para onde ir, geograficamente falando, em função de demandas e oportunidades adequadas é, sem dúvida, o ponto inicial na definição de um novo ponto.  

Em geral, a união de todas as informações importantes para esta definição é feita de forma analítica por uma equipe de profissionais treinada, que utiliza grandes bancos de dados, mas que nem sempre são manejados da forma mais adequada ou então integrados apropriadamente para uma decisão segura. 

É neste momento que aparece a Inteligência Artificial como suporte excepcional para a execução de tarefas que, para produzir um determinado resultado, se apoia em milhões ou bilhões de dados de origens diferentes combinados de maneira ágil e adequada por meio de estruturas chamadas algoritmos.  

É através da utilização adequada da Inteligência Artificial que se combinam as informações mercadológicas, por exemplo, que atestam a existência e as características principais dos clientes potenciais com a possível interferência da concorrência existente. Da mesma forma, a IA permite identificar o padrão e as características principais de unidades em função do faturamento que elas obtiveram em anos ou meses anteriores. Pode-se também avaliar a importância de aspectos que efetivamente interferem na capacidade de um ponto em gerar faturamento, tais como: tamanho da fachada da loja, existência de vagas de estacionamento, distância de outras lojas concorrentes, etc.  

Outro ponto que é sempre preciso considerar, principalmente ao estudar a abertura de unidades próximas a outras da mesma rede já existentes, é o canibalismo, ou seja, quanto do faturamento de uma unidade já implantada será absorvido pela nova e até que ponto isso é positivo ou negativo. Enfim, questões que são inerentes à expansão, especialmente em cidades médias e grandes, que admitem múltiplas localizações. 

Como dito anteriormente, a localização de pontos interessantes e potencialmente rentáveis, por si só, não garantem que o processo de expansão do seu negócio está concluído. Pois a partir daí será preciso avaliar, se existem e quais imóveis estão disponíveis, as dificuldades e barreiras legais e financeiras para a edificação ou reforma, a definição dos mixes de produtos e serviços mais adequados ao perfil do consumidor da região, etc. Da mesma forma, não se pode prescindir da sensibilidade e da experiência acumulada da empresa nestas tarefas, que devem ser parte integrante do processo analítico de decisão.  

Ao longo do tempo, em função de ajustes do mercado, dos ajustes necessários nos negócios, do perfil da concorrência, de mudanças legais nas posturas edilícias e urbanísticas, na realidade econômica do momento e assim por diante, será preciso ajustar o modelo que alimenta a Inteligência Artificial, para garantir a sua eficácia. 

Como dizia Sun Tzu, no livro A Arte da Guerra, “Não é preciso ter olhos abertos para ver o sol, nem é preciso ter ouvidos afiados para ouvir o trovão. Para ser vitorioso, você precisa ver o que não está visível”. As ferramentas inteligentes permitem a uma empresa, certamente, aprimorar os seus sentidos e ampliar a sua experiência na busca de sucesso e rentabilidade, inclusive, quando o tema for expansão de redes. 

 

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