O segmento de franquias segue tendo desempenho interessante ao longo dos últimos anos. Considerando-se o crescimento do faturamento do setor, é possível verificar que, salvo nos anos de 2020 e 2021, durante a Pandemia, o crescimento é contínuo e acentuado conforme mostrado no gráfico 1, especialmente de 2021 para frente.
Gráfico 1 – Fonte: ABF – Pesquisa de Desempenho do Franchising 2023
O faturamento do ano de 2023 foi 13,8% maior do que em 2022 e 28,9% em relação a 2019 e os segmentos que mais se destacam em relação ao seu crescimento de 2022 para 2023 (Tabela 1), foram:
Segmentos de franquia com os maiores índices de crescimento em faturamento 2022 – 2023
Tabela 1 – Fonte: ABF – Pesquisa de Desempenho do Franchising 2023
Com base nas informações dos bancos de dados da Cognatis, em especial o Cadastro de Empresas, bem como o GeoPop®, pode-se verificar informações interessantes sobre alguns destes segmentos mais representativos no mundo das franquias.
Alimentação fora do lar
Alimentação fora do lar, também chamado de Foodservice teve, entre 2022 e 2023 um crescimento forte de 17,9% em faturamento. Os domicílios brasileiros gastaram R$ 63,8 Bi em alimentação. Sendo que deste total, 66,4% foram gastos no próprio domicílio e 33,6% foram gastos fora do lar. Nos Estados Unidos, para que se tenha uma ideia, segundo a NRA – National Restaurants Association, o americano gasta perto de 45% dos gastos com alimentação, fora de casa.
Do total gasto fora do lar, a Região Sudeste fica com 49,0%, o Nordeste com 23,0%, o Sul com 15,1%, o Centro-Oeste com 9,0% e o Norte com 3,9%.
Moda
Por sua vez, moda é o terceiro segmento de maior faturamento dentre as franquias, com R$ 26,5 Bi. Em 2022, segundo o IEMI, o faturamento do mercado foi de R$ 265,7 Bi, o que aponta para as franquias ocupando 10% deste montante.
Segundo o GeoPop®, as despesas domiciliares distribuem-se da seguinte maneira (Tabela 2):
Participação média de cada segmento nas despesas do domicílio com Moda – Brasil
Tabela 2 – Fonte: Cognatis – GeoPop®, 2022
Saúde
Quando o tema é exclusivamente Saúde, que no levantamento da ABF mistura-se a Beleza e Bem-Estar, os dados do GeoPop® mostram a distribuição destes gastos sob a ótica dos domicílios, da seguinte maneira (Gráfico 2).
Gráfico 2 – Fonte: Cognatis – GeoPop®, 2022
Serviços Automotivos
Outro tema interessante e que também demonstra crescimento acentuado dentre as franquias, é o de Serviços Automotivos, com índice de 11,5%.
Primeiramente, é importante verificar que a frota nacional de veículos, considerados todos os tipos, totalizou, no final de 2023 119.227.657 unidades, distribuídas da seguinte forma pelo país:
Distribuição da frota nacional de veículos por região
Gráfico 3 – Fonte: DENATRAN, elaborado por Cognatis, 2023
De acordo com as bases de dados da Cognatis, as famílias destinaram, em 2022, R$ 7,6 Bi para a manutenção de seus veículos, neste acaso apenas os automóveis e motos de sua propriedade. Conforme as regiões brasileiras, a distribuição segue aproximadamente a distribuição da frota em cada uma delas.
Distribuição dos gastos com manutenção de veículos por região geográfica
Tabela 3 – Fonte: Cognatis – GeoPop®, 2022
Entretenimento
Por fim, em se tratando de Entretenimento e Lazer, verifica-se que este segmento apresentou crescimento de 13,0% entre 2022 e 2023.
Apenas com Entretenimento no ano de 2022, os gastos totais das famílias foram de R$ 3,6 Bi. Ou seja, um ticket médio por domicílio de R$ 198,34, que variam segundo o local. No Sudeste o ticket foi de R$ 232,11, no Sul de R$ 220,46, no Centro-Oeste de R$ 164,6, Nordeste R$ 131,18 e Norte com R$ 129,96.
Educação
Parte significativa da renda dos domicílios, em especial aqueles de renda mais alta, são destinados à educação. Contudo, para que se tenha uma ideia destes gastos no ano de 2022, o ticket médio com educação no Brasil para os principais níveis de ensino por domicílio, eram:
Ticket Médio com educação por nível de ensino
Tabela 4 – Fonte: Cognatis – GeoPop®, 2022
Por fim, o mais importante neste curto passeio pelos números e variáveis é apontar para a sua fundamental necessidade. Para que as empresas franqueadoras, possam apoiar a sua expansão de forma segura e estratégica, com dados e análises profundas.
A Cognatis, é membro da ABF – Associação Brasileira de Franchising e vem apoiando diversas marcas que adotam este modelo de crescimento e expansão. Assim, identificando para onde e com qual intensidade estas empresas devem direcionar seus esforços de ocupação de novos territórios. Este apoio se dá, principalmente, através da expertise adquirida durante anos e de seus bancos de dados que contam com milhares de variáveis, bem como de suas ferramentas desenvolvidas a partir do uso de Inteligência Artificial.
Leia também os artigos: