Bairros Brasileiros – Alguns consultores da Cognatis,  através de nossa base de dados Geopop® extraíram informações de duas regiões paulistanas, vizinhas a estádios de futebol e realizaram um estudo comparativo com os dados encontrados. Abaixo compartilhamos algumas diferenças e curiosidades sobre essas regiões e ao final temos a primeira parte do estudo para download. Em breve publicaremos a segunda parte.

Itaquera X Pacaembu

A região do Itaquera é composta pelo bairro do Itaquera, que circunda o Itaquerão, estádio de abertura da Copa do Mundo FIFA 2014.

A região do Pacaembu é composta pelos bairros Pacaembu e Higienópolis, que circundam o estádio Municipal do Pacaembu.

Perfil do entorno do Estádio do Pacaembu:

  • Zona Central de São Paulo
  • Distritos Consolação e Perdizes
  • Área total 2,69 Km2
  • Não é servido por linhas de metrô

Pacaembu 1

Fonte: imagens provenientes da ferramenta Nettool® Cognatis Analitics/Google. Layer de bairros: proprietário da Cognatis (mais de 30 mil no Brasil)

 

Perfil do entorno do Estádio Itaquerão:

  • Zona Leste de São Paulo
  • Distrito de Itaquera
  • Área total 5,42 Km2
  • Presença de Metrô (Linha 3 – Vermelha) e Trem CPTM (Expresso Leste)

Bairros Paulistanos

Fonte: imagens provenientes da ferramenta Nettool® Cognatis Analitics/Google. Layer de bairros: proprietário da Cognatis (mais de 30 mil no Brasil).

 

Dados Demográficos

Bairros PaulistanosDomicilios

 

Bairros Paulistanos

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: GEOpop Home® – baseado em informações do censo 2000/2010 IBGE e projeção das informações para o ano de 2012.

 

O bairro de Itaquera possui quase o dobro da população do bairro do Pacaembu.  Na última década a área de Itaquera viveu uma forte expansão em população e domicílios enquanto o bairro do Pacaembu apresentou uma renovação no perfil da população, o que acabou resultando em uma pequena redução no número de habitantes.

 

Bairros Paulistanos

Bairros Paulistanos

Fonte: GEOpop Home® – módulo demográfico- baseado em informações do censo 2000/2010 IBGE e projeção das informações para o ano de 2012. *Razão Dependência Infantil (crianças/população ativa). **Razão Dependência Idoso (idosos/população ativa)

 

A idade média de Higienópolis/Pacaembu é bem mais alta que a de Itaquera. Destaque para a situação de Razão de Dependência entre os dois bairros que é inversa, ou seja, Itaquera apresenta uma alta Razão de Dependência infantil e Higienópolis/Pacaembu apresenta uma alta Razão de Dependência de idosos.

 

Bairros Paulistanos

Na região de Higienópolis/Pacaembu 60% dos chefes de família possuem ensino ensino superior, enquanto que em Itaquera esse percentual corresponde somente a 10% dos chefes.

Em Itaquera aproximadamente 40% do chefes completou somente o ensino fundamental. No Pacaembú esse valor é bem inferior, chegando a menos de 10% dos chefes.  Dessa forma, temos no Pacaembú uma população de chefes onde 85% completou pelo menos o Ensino Médio.

Media de estudos do chefe

De acordo com a Unesco, o nível de estudo apresentado na região de Higienópolis/Pacaembú faria com que esta estivesse quase dentro da classificação de Very High Human Development (Altíssimo Desenvolvimento Humano), enquanto que a região de Itaquera estaria um pouco acima da classificação da Unesco Very Low Human Development (Baixíssimo Desenvolvimento Humano).

Fonte: GEOpop Home – módulo demográfico- baseado em informações do censo 2000/2010 IBGE e projeção das informações para o ano de 2012. Número médio de anos de educação recebidos por pessoas com idade acima de 25 anos, convertido a partir de níveis educacionais mais elevados usando durações oficiais de cada nível.

 

Highlights

  • Itaquera é quase 2 vezes maior em número de pessoas do que Pacaembu/Higienópolis.
  • Na última década a área de Itaquera obteve uma forte expansão  de pessoas e domicílios enquanto Pacaembu/Higienópolis tiveram uma renovação de parte de seus domicílios.
  • Higienópolis/Pacaembu é uma área de 2,69 km, apresentando uma densidade maior que Itaquera. Contudo, Itaquera possui um adensamento menor e  uma média maior de moradores por domicílios.
  • Destaque para a faixa entre 15 e 29 anos no Pacaembu, mostrando a presença de Universidades no entorno. Na média, Itaquera é um bairro muito mais jovem que Pacaembu.
  • Forte dependência do idoso no Pacaembu.
  • A média de anos de estudos do chefe em Higienópolis/Pacaembu é quase que o dobro de Itaquera.

Segue abaixo a primeira parte do estudo:

Itaquera x Pacaembu – Parte 1

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.