características sociodemográficas da região nordeste

Comemorado anualmente em 8 de outubro, o Dia do Nordestino é uma homenagem ao centenário de nascimento do poeta Patativa do Assaré e também a toda a diversidade cultural do Nordeste. Embora na capital paulista, essa data tenha mudado para 2 de agosto, que marca a morte do cantor e compositor Luiz Gonzaga, em todo o país as comemorações continuam no dia de hoje.

E a nossa homenagem à importância do povo nordestino vem em forma de estudos que mostram as características sociodemográficas da região nordeste.

Segundo dados do IBGE, a população atual nordestina é de 57.374.2453, correspondendo a 27,1% da população brasileira. A porcentagem de mulheres é maior (51,88%), assim como a de adultos na faixa dos 30 a 49 anos.

características sociodemográficas da região nordeste - População

Apesar da presença de diferentes raças, a população é predominantemente parda (62,98%), e quase três vezes maior que a branca, em segundo lugar na lista.

características sociodemográficas da região nordeste - Famílias

No levantamento, outro número que chamou atenção é o tipo de domicílio predominante. Dos 18.807.077 de domicílios existentes, 16.986.060 são de casas.

características sociodemográficas da região nordeste - Domicílios

Destaque também para os dados referentes à classe social, que indica a baixa como maioria com 52,47%. O IDH dos Estados da região também está entre os mais baixos do país.

características sociodemográficas da região nordeste – IDHCom nove estados e 1793 municípios, a região conta com 2.993.317 empresas, sendo mais de 1,3 milhão voltadas para serviços, 1,1 milhão para comércio e apenas 245 mil para indústria, demonstrando que se trata de uma área com características bem peculiares.

O conhecimento de detalhes demográficos de uma região são essenciais para a tomada de decisão sobre um novo negócio ou ponto. Entre em contato com nossa equipe para conhecer nossos estudos.

Comentários encerrados.