Em momentos de crise como o que vivemos atualmente, é comum que as empresas queiram cortar gastos de tudo que considerem pouco importantes para o negócio e focar no que poderá trazer retorno de investimento a curto prazo. Nesse cenário, os investimentos em inteligência de mercado podem acabar sendo deixados de lado, especialmente em geomarketing.
Segundo o diretor da Cognatis, Reinaldo G. Gregori, investimentos desse tipo podem ser considerados arriscados demais e colocados em standby ou podem ser vistos como essenciais na busca por eficiência e melhores resultados. “O geomarketing é bastante lembrado como uma ferramenta voltada para expansão, portanto, aliada aos momentos de crescimento e prosperidade. Porém, essa visão é claramente incompleta”, explica Gregori. “O geomarketing oferece recursos igualmente poderosos para aqueles preocupados em conservarem ou fortalecerem suas posições nos momentos difíceis”.
Veja como a inteligência de mercado e o geomarketing fazem a diferença no seu negócio durante a crise:
Inteligência de mercado pode minimizar os custos
Além de prevenir o desperdício de recursos com investimentos mais assertivos, a inteligência de mercado com o geomarketing permite às empresas minimizar custos por meio da identificação de potenciais riscos e soluções.
As empresas podem, por exemplo, otimizar sua área de vendas e suas rotas de distribuição, reduzindo custos de armazenagem e transporte e oferecendo um serviço mais ágil e eficiente. As empresas de bens de consumo enfrentam sérios desperdícios ao não definirem regiões de vendas e rotas de vendedores e promotores.
Incluindo informações de vias de acesso e transporte, as empresas podem otimizar rotas e estratégias de gestão.
Escolher o melhor ponto de venda (PDV)
O geomarketing ajuda as empresas a definirem se a região onde desejam expandir suas operações está de acordo com o perfil de seu público-alvo, levando em consideração seus hábitos culturais, comportamentais e socioeconômicos de acordo com a região onde vive.
O GEOpop®, a maior base de informações preparada especialmente para aplicações de geomarketing do Brasil, permite que as empresas tenham acesso ao perfil de seu cliente com base na demografia e na vizinhança onde ele vive.
Com ferramentas de geomarketing, as empresas podem tomar decisões mais assertivas em relação a seus investimentos, definindo metas e determinando o potencial de vendas desses locais, algo crucial em tempos de crise, pois previne o desperdício dos recursos já escassos.