Na hora da crise, o geomarketing pode ajudar a escolher o melhor PDV

Descubra como as ferramentas de geomarketing podem ajudá-lo a escolher os pontos de venda mais rentáveis a partir de quatro respostas fornecidas pelos estudos geodemográficos. Confira!

Meu cliente está na região do PDV?

As empresas possuem um perfil de cliente que gostariam de atingir: o chamado público-alvo. Mas será que a região onde desejo instalar o PDV está de acordo com esse perfil? Em outras palavras, será que os gostos, preferências e hábitos comportamentais, culturais e socioeconômicos dos moradores dessa região se enquadram no público-alvo do negócio? Os estudos de geomarketing podem ajudá-lo a escolher o melhor PDV à medida que analisam tanto o perfil dos clientes da empresa como dos moradores da região escolhida. Dependendo da região, é necessário avaliar as variáveis relacionadas aos trabalhadores que permanecem na região durante o horário comercial ou mesmo a distância entre os clientes e o PDV.

Onde estão os meus concorrentes?

Terminado o levantamento das áreas potenciais levando em consideração o público alvo, é necessário fazer um mapeamento da presença e da localização dos meus concorrentes. Quem são, onde estão e como operam as empresas que oferecem serviços ou produtos similares ao da sua empresa? Com isso, é possível identificar os melhores locais para abertura de um novo ponto de venda ou agência de serviços. A região ou o local específico a ser estudado pode ter ou não potencial para receber seu PDV. Informações que ajudam a escolher o melhor PDV.

Como personalizar o serviço?

Personalizar o negócio de acordo com as características dos clientes atuais ou potenciais – tais como gênero, idade, estado civil, renda e cultura – é uma ação importante para rentabilizar o ponto de venda. Nesse sentido, as ferramentas de geomarketing ajudam a construir pontos de venda altamente personalizados.

Estou investindo os recursos certos?

Por meio das ferramentas de geomarketing, é possível mensurar o investimento a ser feito no PDV e também traçar metas. Por exemplo, qual o potencial de vendas desse PDV e qual deve ser o tamanho da minha força de vendas para cobrir esse mercado?  Dessa forma, os dados geodemográficos ajudam a prevenir falhas na operação e o desperdício de recursos.

 

A Cognatis possui um pool de serviços para ajudá-lo a escolher o melhor PDV a partir dos conhecimentos geodemográficos da região ou do local específico escolhido. Veja mais aqui. (https://cognatis.com.br/servicos/).

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