Localização é fundamental no Varejo

Estudo de localização

Um dos mais importantes pré-requisitos do Varejo é ter um ponto de vendas que sobreviva ao tempo. Mas como fazer isso?

Ter um ponto de vendas que consiga resistir ao tempo significa eleger um local que se manterá rentável ao longo de anos, ou até décadas. A opção por pontos mais caros nem sempre é a mais viável – afinal de contas, aluguel neste caso é uma variável  a ser levada em conta.

Mais do que isso, nem sempre uma loja em local “premium” vai atingir o público-alvo desejado. Hoje em dia, o varejista precisa avaliar o futuro local de maneira objetiva, e levar em consideração uma gama razoável de aspectos. O geomarketing oferece os instrumentos necessários para que essa escolha possa ser feita de maneira assertiva.

Ao longo do curso de uma expansão de lojas, por exemplo, é preciso verificar o local do ponto de vista imobiliário, entender se o mesmo se adequa às necessidades da empresa, compreender qual o público, analisar as expectativas de desenvolvimento socioeconômico, entre outros aspectos.

O geomarketing é a ferramenta mais assertiva para este tipo de análise, pois centraliza todas as questões relacionadas à localização de um negócio, ajudando a identificar características que sinalizem seu desempenho futuro.

Veja algumas áreas-chave que podem ser otimizadas com o geomarketing aplicado à inteligência de Vendas no Varejo:

Avaliação do local

A análise realizada a partir do geomarketing possibilita a realização de previsões analíticas que podem indicar a rentabilidade de um determinado local. E isso pode ser aplicado tanto a novas localidades, quanto a locais já existentes. Para cada localização, um pontuação individual pode ser calculada, o que serve para base de comparação com outras localizações. Na avaliação da localização, as seguintes questões ganham importância, tais como:

– Qual é o potencial de vendas?
– O potencial está sendo utilizado de forma otimizada?
– Qual é o nível de performance da localização atual, ou qual é o nível de performance esperado?

A partir dessa análise prévia, o gestor pode tomar uma decisão objetiva a favor ou contra uma determinada localização.

Análise de grupos

Neste sentido, também é necessário realizar uma análise detalhada do perfil populacional do entorno. Mais do que isso, a disputa pelo consumidor pode ser bastante acirrada. Por este motivo, é muito importante que o varejista defina qual é seu público potencial – o que pode ser feito com a ajuda do geomarketing.

Há dois tipos básicos de avaliações que podem ser feitas no Varejo envolvendo indicadores sociodemográficos. A primeira diz repeito ao público-alco do local, ou seja, moradores do entorno, perfil de trabalhadores que circulam localmente etc. O segundo tipo de abordagem diz repeito ao público-alvo que não pode ser facilmente localizada – compradores ocasionais, e outros tipos de públicos que circulam pelo local além dos que já frequentam a localização habitualmente.

Quando um Varejo quer expandir o seu público-alvo, por exemplo, ou colocar ênfase em um determinado público-alvo,  é preciso fazer uma avaliação baseada em dados sociodemográficos, estilo de vida, circulação das pessoas, ambiente de mercado e pesquisas de mercado. Modernas ferramentas de geomarketing podem avaliar o público-alvo numa escala muito pequena, como um quarteirão ou trechos de uma rua.

Uma organização, por meio de ferramentas de geomarketing, consegue estimar o fluxo de pedestres e veículos para as principais vias de uma região. Desse modo, uma empresa que precisa mensurar a população transeunte, pode utilizar essas ferramentas para identificar as pessoas que residem no bairro, os indivíduos que trabalham por lá e os que frequentam o local regularmente. As estimativas são resultado de um modelo exclusivo de quantificação de fluxo baseado nas características da via e sua região de entorno, polos geradores de trafego próximos, polos comerciais, etc.

Enfim, o geomarketing é fundamental para o crescimento sustentável de uma operação de Varejo. Para saber mais, baixe o nosso whitepaper sobre Como o Geomarketing identifica o potencial de uma região clicando neste link.

 

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