Expandir um negócio pode ser uma tarefa difícil se a decisão não estiver embasada em informações corretas. O geomarketing se apresenta como uma solução para esta decisão, que pode se tornar um problema, e comprometer o sucesso de muitas empresas se não for tomada de maneira acertada.
Com ferramentas e estudos de geomarketing, é possível encontrar a região ideal para a instalação de uma nova unidade, alinhando os objetivos da empresa e o potencial de mercado de cada tipo de negócio na região escolhida. A decisão de crescer o negócio pode ser feita a partir de um estudo de expansão.
A metodologia busca avaliar o(s) local(is) para abertura de uma ou muitas novas unidades. O primeiro passo é a definição do perfil do público-alvo a ser buscado. Isso pode ser definido a partir de dados históricos do próprio negócio ou através de um estudo para identificação desse perfil.
Definido o público-alvo, inicia-se a análise do(s) local(is) para a expansão.
Nessa fase, diferentes metodologias podem ser utilizadas, dependendo da necessidade, pode-se fazer a análise de potencial de um ponto específico, de uma região, município, Estado ou caso não haja definição de local, é possível fazer uma análise das regiões com maior potencial dentro do país.
Para cada uma das particularidades, a Cognatis possui a metodologia mais acertada para o tipo de necessidade da empresa.
Nesse momento, informações sobre a população residente, diurna, comércio, infraestrutura, dentre outras são utilizadas na identificação das regiões de interesse. Nessa etapa, a base de dados Geopop® é fundamental, pois apresenta um conjunto de dados detalhado e completo de vários aspectos da sociedade brasileira.
Terminado o levantamento das regiões com melhor potencial para abertura dos novos pontos, baseando-se na incidência de público-alvo, inicia-se a avaliação da concorrência e dos polos geradores de fluxo.
Ao final de todos esses levantamento, a Cognatis cria um índice de potencial mercadológico, com todas as regiões estudadas e a partir dessas informações, é possível a partir de dados da empresa sobre clientes e informações do Geopop®, avaliar o melhor local para expandir.
Independente do modelo escolhido, é preciso ter em mente que a decisão de expandir, se não tomada de forma acertada pode ter resultados desastrosos. A Cognatis possui informações, expertise e ferramentas de geomarketing que podem ajudar qualquer empresa a tomar decisões acertadas no momento de crescimento.
Quer saber mais sobre Expansão? Confira os materiais produzidos pela Cognatis sobre o tema:
:: Confira dicas certeiras para um estudo de expansão de PDVs