municípios mais urbanizados

No dia 8 de novembro comemora-se o Dia Mundial do Urbanismo, data instituída em 1949 pela ONU para promover a conscientização a respeito do urbanismo a nível global. Nas últimas décadas, o Brasil passou por um processo de urbanização bastante intenso: desde 1950 essa taxa aumentou 9,4 vezes. Ainda de acordo com algumas projeções da ONU, até 2050, a porcentagem da população brasileira que vive em centros urbanos deve pular para 93,6%.

Vale destacar que esse crescimento não aconteceu de forma homogênea pelas cidades do país. Segundo dados do IBGE, dos 19.992,33 km² de área urbanizada mapeada,10% concentram-se em São Paulo (897,78 km²), Rio de Janeiro (585,45 km²) e Brasília (509,05 km²).

Olhando o padrão de urbanização dos municípios mais populosos do Brasil, percebemos que a ocupação se dá com alta ocupação do solo. Considerando as 10 áreas municipais mais urbanizadas do país, todas possuem mais de 90% da área total considerada densa. Sendo Belo Horizonte o município brasileiro com maior percentual de sua área considerada densa, 99,41%.  São Paulo e Rio de Janeiro possuem 98,28% e 98,1% da área total considerada densa, respectivamente.

Quando analisamos a densidade populacional, Fortaleza surpreende por apresentar a maior do país, com 8.493 habitantes por km2, maior que São Paulo que possui 8.084 habitantes por km².

Já no grau de verticalização, Porto Alegre é o município que apresenta o maior do país, com uma taxa de 47,44%, seguido por Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Outro dado que vale destacar diz respeito ao IDH dos 30 municípios mais urbanizados do Brasil, que se encontra acima de 0,70, bem acima do observado na maioria dos municípios do interior.

Dados como estes mostram o grau de potencial de crescimento e investimento nas mais diferentes regiões. Entre em contato para conhecer nossos estudos.

Comentários encerrados.