O geomarketing se concentra em questões relacionadas ao perfil de uma região e ajuda a elaborar análises de performance e tendências de um local. O geotargeting é uma prática de marketing que entrega conteúdo online específico para um indivíduo baseado na sua localização atual.
Não há dúvida de que o geomarketing e o geotargeting podem levar uma organização a desenvolver estratégias de negócios mais efetivas. Para donos de estabelecimentos, é essencial atingir as pessoas certas, na hora certa, com os produtos certos.
Por que esses dois recursos são tão valorizados atualmente?
Concentrar esforços de vendas
Se sua empresa conseguir discernir entre regiões promissoras daquelas que não apresentam projeções positivas, conseguirá tornar a vida muito mais fácil para realizar o planejamento estratégico corporativo que sua empresa necessita. Com o geomarketing e o geotargeting, uma empresa consegue concentrar esforços de vendas em localizações que realmente precisam, ao invés de gastar recursos em regiões que apresentam baixo potencial. Sem dados sólidos para avaliar as regiões de acordo com o potencial, é bem provável que os donos de negócios saiam atirando no escuro.
Identificar potencial inexplorado
O geomarketing permite realizar descobertas de mercados inexplorados. Um dono de negócio pode averiguar a quantidade de consumidores que existem em uma determinada região, e seu potencial de consumo. Uma ferramenta como a NETtool®, da Cognatis, permite coletar análises de dados completas e flexíveis. Essa solução traz para uma empresa a possibilidade que sejam desenvolvidas análises e ações próprias de geomarketing com agilidade e autonomia – podendo ser acessadas pela internet ou instaladas em servidores próprios e disponibilizadas pela intranet da empresa. Em conjunto com informações específicas de localização de consumidores no momento exato de sua posição, o geotargeting trará estimativas apuradas em cada local, propiciando que empresas identifiquem potencial inexplorado.
Reduzir custos operacionais
Visualizar o cenário total de uma localização dá a um empresário a perspectiva necessária para entender como o comércio do lugar funciona. Com o geomarketing e o geotargeting, as decisões podem ser tomadas não com base em suposições, mas com base em dados. O planejamento pode ser feito alinhado com as informações obtidas por meio desses dois recursos, avaliando o que pode funcionar melhor para cada região.
Com Retail Sonar