Como avaliar um ponto comercial para abrir uma cafeteria?

A decisão de uma empresa de abrir novos pontos comerciais deve ser estudada com cautela para que os resultados da expansão não sejam adversos ao esperado.

Uma empresa que está interessada, por exemplo, em expandir uma franquia de cafeteria, e almeja investir em um novo ponto, deve poder avaliar propriamente o potencial da região ou endereço específico.

Para realizar esse empreendimento, um estudo de geomarketing pode ajudar a identificar a qualidade de um ponto comercial que se ajustará aos tipos de produtos que serão ofertados.

No serviço prestado pela Cognatis para esse propósito, relatórios de resultados são gerados de modo a obedecer a padrões específicos para diferentes ramos de atividades dos setores do varejo, franquias e imobiliário. No caso de uma cafeteria, é necessário observar quais os melhores terrenos para investir em uma nova loja.

As metodologias empregadas para avaliar um ponto comercial são selecionadas caso a caso, dependendo dos objetivos do cliente e da disponibilidade de informações. O potencial do ponto em questão, com base em estudos de geomarketing, será analisado e um diagnóstico final será gerado com as informações relevantes para que a decisão final seja tomada.

Como um estudo de geomarketing avalia um ponto comercial?

Para o empreendedor que deseja investir em uma nova cafeteria, será fundamental avaliar o potencial de um ponto de venda que se adeque ao seu segmento, analisando a região do seu entorno e considerando características que podem ser importantes para o negócio dentro do seu raio de influência, como:

  • Características demográficas da população que habita ou trafega a região (idade, sexo, escolaridade, etc).
  • Formação dos domicílios (tamanho, composição, etc.).
  • Renda (renda do domicílio e individual)
  • Ciclo de vida da população (casais, solteiros, idosos, etc.).
  • Presença e localização de concorrentes.
  • Características da via (fluxo de carros e pedestres, pontos aglutinadores)

O estudo consiste em definir as informações relevantes para a análise de viabilidade de um ponto de venda. Em seguida, após a definição das informações, será realizada a coleta dos dados a fim de avaliá-los individualmente. O último passo se apoia na geração de um relatório final que deverá conter as conclusões sobre o potencial de localização do ponto estudado.

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