Uma nutrição adequada é essencial para o indivíduo manter-se saudável e prevenir-se contra a inevitável ação do tempo. Com o envelhecimento, o corpo passa a necessitar de alimentos específicos e dietas que possam suprir a carência de uma nutrição negligenciada.
Um recente estudo, realizado pelo IBOPE e desenvolvido pelo multivitamínico Centrum, chegou à conclusão que o cansaço, a dificuldade de enxergar à noite, a falta de energia e a indisposição para as atividades do dia a dia são os problemas mais vivenciados pelos entrevistados após terem completado 50 anos.
Esse levantamento revelou que 61% dos entrevistados consideram que a sua alimentação hoje em dia é igual ou pior ao que era antigamente e 2 em cada 3 pessoas não consomem 6 porções de frutas e verduras por dia.
A responsabilidade de se atentar com a nutrição se faz notar com o alto indicador de interesse entre os homens e mulheres com mais de 50 anos, constatando que, de acordo com a pesquisa, 77% acreditam que é a saúde a principal preocupação na vida.
As vendas de alimentos e bebidas tradicionais cresceram 67% nos últimos cinco anos no país, no entanto, os produtos alimentícios considerados saudáveis aumentaram 98% no mesmo período. É um mercado que movimenta 35 bilhões de dólares ao ano no Brasil. Em 2014, o país ultrapassou Reino Unido e Alemanha, e atingiu o posto de quarto maior mercado de produtos saudáveis do mundo.
Como o geomarketing para empresas se aplica nesse caso?
As crescentes necessidades da população brasileira estimula o surgimento de novas oportunidades de negócios, desencadeando novas frentes de mercados no setor de consumo. Com ferramentas avançadas de geomarketing, como o GEOpop® da Cognatis, uma empresa que trabalha em um segmento específico de mercado, como o de bebidas e alimentos saudáveis, pode reunir um conjunto amplo e atualizado de informações demográficas, econômicas, sociais e de comportamento de consumo sobre a população que reside ou trabalha nas regiões de interesse, disponíveis em diversos níveis de detalhamento.
O GEOpop® é a maior base de informações preparadas especialmente para aplicações de geomarketing do Brasil. Em resumo, trata-se do primeiro Big Data geodemográfico do Brasil. Inclui um amplo conjunto de indicadores demográficos, econômicos e de consumo, bem como informações sobre as empresas e polos geradores de fluxo em regiões de interesse. Através da base de dados GEOpop® sua empresa poderá enriquecer suas bases de clientes, conhecer melhor seus mercados, clientes atuais e potenciais e melhorar suas estratégias comerciais e de marketing.