Muitas organizações não entendem exatamente como podem se beneficiar com uma tecnologia GIS (Geographic Information System). Apesar de existirem várias soluções de mercado para setores distintos, como varejo, educação ou consumo, ainda não há uma noção muito clara de como uma ferramenta GIS pode ser útil para uma organização. Empresas podem não ver valor no investimento em razão da conjuntura do mercado brasileiro, particularmente no ano de 2016.
Diante de um contexto macroeconômico imprevisível, fica muito clara a necessidade de usar mais inteligência na tomada de decisões para evitar desperdícios orçamentários. É nesse ponto que o GIS entra em ação para ajudar executivos a tomar decisões objetivas e calculadas. Veja quais são as principais justificativas para uso de GIS por empresas em 2016:
- Analisar visualmente a dispersão do negócio – Uma imagem pode comunicar com muito mais detalhes a dimensão de um mercado dentro de uma área territorial. A análise com mapas é mais poderosa pois transmite mais informação. As ferramentas atuais de GIS exibem análises visuais detalhadas de uma região, apresentando as características mercadológicas de um bairro, setor censitário ou município.
- A informação geográfica é importante para a maioria dos negócios, mas provavelmente ainda é negligenciada simplesmente em razão do desconhecimento sobre quais são os principais benefícios. Com aplicações de GIS uma empresa pode, por exemplo, analisar a distância entre consumidores e lojas; identificar onde estão os concorrentes; avaliar a distância entre pontos de vendas da própria rede e entre áreas de oferta de serviços, etc. São relações importantes para custos e oportunidades, que precisam ser analisadas e otimizadas.
- Possibilita, quando somado a bases de dados do mercado, como o GEOpop®, avaliar o tamanho e potencial do mercado e participação da empresa no mesmo. Dessa forma, uma empresa consegue conhecer melhor seus mercados, clientes atuais e potenciais e melhorar suas estratégias comerciais e de marketing.
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