Veja quais forças impulsionam o estudo da geografia no mundo

Existem algumas tendências globais que estão apresentando casos sem precedentes de estudos de geografia no mundo. Cada uma dessas tendências também contribui para transformar os mercados, alterando a maneira como a inteligência geodemográfica é desenvolvida e aplicada nas empresas. Veja a seguir quais forças impulsionam o estudo da geografia no mundo:

1. Geo-consciência

O mundo enfrenta desafios complexos que são de natureza global, mas que também afetam cada vez mais a vida cotidiana dos indivíduos. Hoje em dia, questões como o controle da taxa de natalidade, imigração, energia e instabilidade política são questões que geram impacto sobre um governo, a economia das nações e comunidades locais. Outros setores, como a agricultura e a pesca sustentável, ganham cada vez mais importância em um contexto humanitário que necessita garantir o abastecimento de alimentos nos países. A ponta do iceberg urbano, que revela apenas uma fração dos problemas de infraestrutura de uma cidade, está começando a ganhar maior visibilidade em razão do aumento das demandas populacionais por serviços e estrutura de qualidade.

Estes desafios já se tornaram parte da consciência pública e conversação diária da sociedade e grandes organizações. Há uma forte conscientização de que esses problemas são graves, afetam as vidas cotidianas das pessoas e consomem enormes quantidades de tempo e energia – mas que precisam ser resolvidos. Também há uma crescente percepção de que esses problemas ocorrem em todo o planeta, em múltiplas escalas, com distribuições, padrões e componentes temporais espaciais específicos.

2. Geo-localização

A sociedade está evoluindo rapidamente para uma era onde tudo na vida será geolocalizado. A partir de smartphones e tablets; por meio de câmeras que gravam trânsito, pessoas ou lugares de estacionamento; e com o uso de satélites e sensores de gravação da qualidade da água e previsão do tempo, todos os dispositivos servirão para transmitir dados sobre uma localização. Com o tempo, esses dispositivos vão ser facilmente utilizados para o mapeamento mercadológico por empresas e gerar inúmeras oportunidades de negócios.

3. Geotecnologias

Até um tempo atrás, os dados geoespaciais, ferramentas, métodos e dados geodemográficos eram utilizados apenas por poucos profissionais envolvidos com áreas científicas e sistemas avançados de GIS. Hoje, milhões de mapas e imagens de satélite são vistos por hora por muito mais pessoas. O GIS está migrando para um software baseado em nuvem como um modelo de serviço. Ferramentas geográficas, mapas e dados espaciais tornaram-se disponíveis instantaneamente no campo, em veículos, e em laboratórios de pesquisa em praticamente qualquer lugar. Estes mapas digitais tornaram-se o tipo mais comum de mídia do século 21. Com o crescimento de dados provenientes de dispositivos e plataformas geotecnológicas, os empresários estão se tornando mais conscientes do valor dos mapas na aplicação corporativa.

Será que essas tendências que ocorrem hoje vão ser suficientes para gerar e manter o interesse do público, políticos e administradores? Será que finalmente o uso da geografia se tornará uma aplicação mais respeitada para a tomada de decisão nas empresas?

Quer saber mais como a Cognatis pode ajudar a trazer inteligência de mercado para a sua empresa? Acompanhe a Cognatis pelo Linkedin e saiba como aplicar estudos de geomarketing ao seu negócio.

Com Directions Mag

Comentários encerrados.

Para o topo