O antigo guia de ruas de sua cidade que você costumava guardar no seu carro, servia bem quando você precisava consultar uma rua ao estar perdido. Hoje em dia, obviamente, parece um tanto incomum e estranho que alguém ainda dependa de mapas de papel para ir a algum lugar.
No universo empresarial a ideia é a mesma, porém, estamos nos antecipando nesse conceito. Com o tempo, a utilização de recursos antigos ou de tecnologias ultrapassadas é vista com estranheza por executivos. Que empresa hoje em dia ainda se utiliza de informações defasadas para agir e planejar operações baseadas nos princípios do marketing?
Por que organizações buscariam se posicionar em um mercado com base em estudos realizados no passado? Não faz sentido, não é mesmo? Organizações de todos os tamanhos sabem que não podem deixar passar um período maior de tempo sem perceber que alguma grande transformação ocorreu no mercado em que atuam.
As tecnologias do GIS, ou Sistema de Informação Geográfica, suplantaram as coordenadas consumidas por usuários nos guias de rua. Com dispositivos – GPS ou smartphones – e programas confiáveis, um usuário consegue navegar por trajetórias diversas em uma tela tridimensional, explorando rotas, capturando informações e detalhes sobre a localização de destino.
Porém, sabemos que um Sistema de Informação Geográfica vai muito além de indicar rotas de trânsito. A parte magnífica do GIS que é extremamente benéfica para empresas é poder combinar dados geodemográficos e imagens para gerar inteligência de mercado.
Utilização de um Sistema de Informação Geográfica para gerar inteligência de mercado
Sim, a utilização do GIS pode ser muito positiva para uma empresa que almeja otimizar seus processos e performance. No entanto, pode ser tentador se perder em meio a tantas possibilidades distintas. Misturar dados sem que você sequer saiba o que está procurando pode resultar em uma enorme perda de tempo.
Um Sistema de Informação Geográfica deve encorajar a expansão de uma organização, logo, é necessário entender que o GIS não fornece a resposta para todos os seus problemas, mas é de fato um recurso infinitamente melhor do que as tecnologias ultrapassadas. Se você está se afundando em dados, o GIS pode ser justamente o seu salva-vidas.
Se você quiser saber mais como a Cognatis pode ajudar o seu negócio, conheça O NETtool®, ferramenta que propicia a inclusão dos dados específicos de cada empresa, como clientes, pontos de venda, concorrentes e outros. Assim, além de mostrar o potencial e características do seu mercado, o NETtool® capacitará sua empresa a criar as análises e relatórios específicos ao seu negócio.
Com Forbes