Como escrito no dicionário, segmentar nada mais é que fracionar, ou melhor, dividir algo em diferentes segmentos que possuam características similares individualmente, mas sejam distintos entre si. Quando olhamos para o contexto do mercado, essa ação significa identificar, caracterizar e separar seu objeto de estudo (população ou empresas) em grupos diferentes com base em características que se assemelham.
Ao organizar o mundo dos consumidores, por exemplo, em determinados grupos dispostos de acordo com perfil e preferências por produtos/serviços, é possível planejar ações mais assertivas e voltadas para toda a gama do público-alvo que a empresa atinge. Com isso, uma segmentação pode proporcionar tanto a fidelização de consumidores ativos, quanto a prospecção de novos clientes e potencialização de venda de um determinado produto/serviço. Além desses resultados, o processo de segmentação favorece, ainda, uma melhor aplicação dos recursos tanto financeiros quanto de mão de obra e de ações de marketing.
Em nosso dia a dia na Cognatis, utilizamos a Segmentação como ferramenta para atingir resultados diversos, como:
- Segmentação de PDVs, buscando determinar metas de vendas, direcionar ações de marketing ou definir mix de produtos, entre outras finalidades.
- Segmentação de clientes geodemograficamente, objetivando estabelecer o potencial de vendas de determinado produto, o retorno esperado de um PDV ou até a escolha de uma região para instalar um negócio;
- Segmentação de cliente B2B, intencionando definir estratégias de abordagem e prospecção.
Vale destacar, ainda, que a segmentação visando estratégias de inteligência de mercado pode ser feita com base em diferentes abordagens, como, por exemplo, Geográfica, Demográfica, Geodemográfica, Comportamental ou Psicográfica, se o foco é segmentar populações, ou com base em faturamento, perfil de negócios, tipo de produtos e clientes, se o objetivo é segmentar empresas.
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