Quando se fala em Beleza e Estética existem dois setores que acabam por constituir este amplo mercado. Em primeiro lugar, o mercado é formado em sua grande maioria pela produção e venda de produtos voltados à beleza, que é o chamado mercado de HPPC – Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos e que engloba um sem-número de produtos colocados à disposição dos consumidores e comercializados, principalmente, em super e hipermercados, em farmácias, em lojas especializadas e, de maneira bastante forte, no porta-a-porta através das representantes de grandes marcas.
Apenas considerando-se super e hipermercados e farmácias, segundo o GEOPop®, são cerca de 165 mil pontos de venda. As maiores marcas de venda porta-a-porta, Avon e Natura, declaram possuir respectivamente 1,5 milhões e 2,0 milhões de revendedoras, sendo que muitas delas vendem as duas marcas.
O outro segmento que forma este grande mercado é aquele voltado aos procedimentos estéticos e que em geral são representados pelas clínicas de estética e pelos produtos por elas utilizados nas suas aplicações.
Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos
O mercado de beleza e estética é significativamente relevante no mundo todo, assim como no Brasil. Dados trazidos pelo Euromonitor apontam que o Brasil é o quarto mercado consumidor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC) no mundo com valor de US$ 26.8 Bi, conforme indica o Gráfico 1 com o top 10 países deste segmento. O mercado global é de mais de US$ 534 Bi.
Gráfico 1 – Fonte: Euromonitor, 2022
O Brasil ainda é o 2º país consumidor de Fragrâncias, Produtos Masculinos e Desodorantes, o 3º em produtos infantis, o 4º em produtos de cuidados para os cabelos e produtos para o banho e o 6º em maquiagem.
Segundo dados do banco de dados de empresas da Cognatis, existem no país, 3.414 empresas atuantes na área de HPPC, sendo que 40,7% destas estão em São Paulo, 8,6% em Minas Gerais e 7,9% no Rio de Janeiro. As regiões Sul e Sudeste reúnem 79,7% de todas as empresas atuantes no setor.
É um segmento que oferece inúmeras oportunidades de trabalho, sendo que em 2022, este mercado absorveu mais de 5,5 milhões de trabalhadores, conforme a Tabela 1.
Tabela 1 – Fonte: ABIHPEC, ABEVD, ABF e PNAD – IBGE – 2022
O Brasil é um grande exportador de produtos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, tendo enviado a outros países, em 2022, US$ 310 milhões, sendo que os 15 países mais importantes importaram US$ 262 milhões, ou seja, quase 85% do total exportado, com grande peso de países da América Latina.
Em termos de valores, os principais destinos dos produtos brasileiros de HPPC estão apresentados no Gráfico 2.
Gráfico 2 – Fonte Secex-MDIC
O mercado brasileiro de HPPC se distribui entre as regiões de forma bastante equilibrada segundo a distribuição populacional, conforme se verifica na Figura 1. Os dados foram extraídos do GEOPop® – Módulo Consumer com base em números do ano de 2020.
Figura 1 – Fonte: GEOPop® Modulo Consumer, 2020
No Brasil, os gastos médios mensais domiciliares com Higiene Pessoal, segundo o GEOPop é de R$ 163,07 (Base 2020).
Procedimentos Estéticos
Posicionado de forma paralela ao mercado de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, está o mercado de estética, mais relacionado a procedimentos e que coloca o Brasil como um dos mercados mais fortes no mundo.
Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – SBCP, em média, são realizados anualmente no Brasil, cerca de 1,5 milhões de procedimentos estéticos, o que resulta em um mercado de R$48 bilhões. O valor deste mercado coloca o país em 4º lugar no mundo, atrás apenas de Estados Unidos, China e Japão.
Estes procedimentos, em sua maioria, são faciais, corporais e capilares, reforçando a mudança do conceito deste tipo de ação que sai do campo exclusivo da necessidade e passa a pertencer mais ao campo da saúde, bem-estar e autoestima.
A SBPC realizou em 2022, uma pesquisa de mercado junto à população, que apontou alguns pontos importantes para a compreensão deste mercado:
- Redução de medidas sem intervenção cirúrgica, tratamentos cutâneos, remoção de pelos, técnicas de rejuvenescimento e preenchedores contra a flacidez são os procedimentos mais procurados;
- A aplicação de Botox, toxina botulínica, lidera o ranking de procedimentos com cerca de 400 mil aplicações anuais e com valores que vão de R$ 400,00 a R$ 1.700,00;
- Atrás do Botox aparecem: o preenchedor dérmico Ácido Hialurônico, a depilação a laser, combate às estrias e celulites, peelings e tratamentos de gorduras localizadas;
Segundo a entidade, o número de profissionais do setor subiu de 72 mil para 480 mil no período compreendido entre 2018 e 2022. Incluem-se aqui os esteticistas e cosmetólogos que precisam de ensino superior, tecnólogo ou técnico.
O índice Finanzero de Empréstimos (FNE), elaborado pela Finanzero – fintech focada em empréstimos pela Internet, realizou pesquisa de mercado ao longo dos meses de janeiro a junho de 2023 e aponta que dentre os principais motivos de solicitação de empréstimos online, 2% dos entrevistados indicam a motivação como sendo procedimentos estéticos.
Para que se possa ter uma comparação, 3% pretendem fazer uma festa, 6% comprar ativos (automóveis etc.) e 9% investir em saúde.
De alguma forma, a tradição de culto à beleza no país, bem como a pressão exercida pelas redes sociais que propagam padrões de beleza e estética, ajudam a impulsionar o mercado de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, bem como aquele voltado à estética e seus procedimentos.
É um mercado potencialmente crescente, como mostram as entidades do setor, mas ao mesmo tempo é um mercado que em geral envolve grandes marcas que disputam o mercado de forma acirrada, seja nas gôndolas de supermercados e farmácias, seja na Internet, seja no “toc toc” nas portas dos consumidores.
A Cognatis, através de seus abrangentes bancos de dados e um leque de ferramentas, muitas delas apoiadas em Inteligência Artificial e customizadas de acordo com a necessidade do cliente, já apoia empresas dos mais diversos setores dentro do segmento de Beleza e Estética. Desde auxiliar indústrias na alocação de seus esforços de venda, até a expansão de unidades de redes de lojas do mercado de beleza ou então de clínicas de procedimentos, passando pelo controle da força de venda de representantes porta-a-porta.
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