O mercado de Beleza e Estética

O mercado de Beleza e Estética
Quando se fala em Beleza e Estética existem dois setores que acabam por constituir este amplo mercado. Em primeiro lugar, o mercado é formado em sua grande maioria pela produção e venda de produtos voltados à beleza, que é o chamado mercado de HPPC – Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos e que engloba um sem-número de produtos colocados à disposição dos consumidores e comercializados, principalmente, em super e hipermercados, em farmácias, em lojas especializadas e, de maneira bastante forte, no porta-a-porta através das representantes de grandes marcas.
 

Apenas considerando-se super e hipermercados e farmácias, segundo o GEOPop®, são cerca de 165 mil pontos de venda. As maiores marcas de venda porta-a-porta, Avon e Natura, declaram possuir respectivamente 1,5 milhões e 2,0 milhões de revendedoras, sendo que muitas delas vendem as duas marcas.  

O outro segmento que forma este grande mercado é aquele voltado aos procedimentos estéticos e que em geral são representados pelas clínicas de estética e pelos produtos por elas utilizados nas suas aplicações. 

 

Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos 

O mercado de beleza e estética é significativamente relevante no mundo todo, assim como no Brasil. Dados trazidos pelo Euromonitor apontam que o Brasil é o quarto mercado consumidor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC) no mundo com valor de US$ 26.8 Bi, conforme indica o Gráfico 1 com o top 10 países deste segmento. O mercado global é de mais de US$ 534 Bi. 

 

Tamanho do Mercado de Estética.

Gráfico 1 – Fonte: Euromonitor, 2022 

 

O Brasil ainda é o 2º país consumidor de Fragrâncias, Produtos Masculinos e Desodorantes, o 3º em produtos infantis, o 4º em produtos de cuidados para os cabelos e produtos para o banho e o 6º em maquiagem. 

Segundo dados do banco de dados de empresas da Cognatis, existem no país, 3.414 empresas atuantes na área de HPPC, sendo que 40,7% destas estão em São Paulo, 8,6% em Minas Gerais e 7,9% no Rio de Janeiro. As regiões Sul e Sudeste reúnem 79,7% de todas as empresas atuantes no setor. 

É um segmento que oferece inúmeras oportunidades de trabalho, sendo que em 2022, este mercado absorveu mais de 5,5 milhões de trabalhadores, conforme a Tabela 1. 

Oportunidades de trabalho no mercado de Estética.

Tabela 1 – Fonte: ABIHPEC, ABEVD, ABF e PNAD – IBGE – 2022 

 

O Brasil é um grande exportador de produtos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, tendo enviado a outros países, em 2022, US$ 310 milhões, sendo que os 15 países mais importantes importaram US$ 262 milhões, ou seja, quase 85% do total exportado, com grande peso de países da América Latina. 

Em termos de valores, os principais destinos dos produtos brasileiros de HPPC estão apresentados no Gráfico 2. 

Valor de Exportações do mercado de estética.

Gráfico 2 – Fonte Secex-MDIC 

 

O mercado brasileiro de HPPC se distribui entre as regiões de forma bastante equilibrada segundo a distribuição populacional, conforme se verifica na Figura 1. Os dados foram extraídos do GEOPop® – Módulo Consumer com base em números do ano de 2020. 

Participação nos Gastos com Higiene Pessoal

Figura 1 – Fonte: GEOPop® Modulo Consumer, 2020

 

No Brasil, os gastos médios mensais domiciliares com Higiene Pessoal, segundo o GEOPop é de R$ 163,07 (Base 2020). 

 

Procedimentos Estéticos 

Posicionado de forma paralela ao mercado de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, está o mercado de estética, mais relacionado a procedimentos e que coloca o Brasil como um dos mercados mais fortes no mundo.  

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – SBCP, em média, são realizados anualmente no Brasil, cerca de 1,5 milhões de procedimentos estéticos, o que resulta em um mercado de R$48 bilhões. O valor deste mercado coloca o país em 4º lugar no mundo, atrás apenas de Estados Unidos, China e Japão. 

Estes procedimentos, em sua maioria, são faciais, corporais e capilares, reforçando a mudança do conceito deste tipo de ação que sai do campo exclusivo da necessidade e passa a pertencer mais ao campo da saúde, bem-estar e autoestima. 

A SBPC realizou em 2022, uma pesquisa de mercado junto à população, que apontou alguns pontos importantes para a compreensão deste mercado: 

  • Redução de medidas sem intervenção cirúrgica, tratamentos cutâneos, remoção de pelos, técnicas de rejuvenescimento e preenchedores contra a flacidez são os procedimentos mais procurados; 
  • A aplicação de Botox, toxina botulínica, lidera o ranking de procedimentos com cerca de 400 mil aplicações anuais e com valores que vão de R$ 400,00 a R$ 1.700,00; 
  • Atrás do Botox aparecem: o preenchedor dérmico Ácido Hialurônico, a depilação a laser, combate às estrias e celulites, peelings e tratamentos de gorduras localizadas; 

 

Segundo a entidade, o número de profissionais do setor subiu de 72 mil para 480 mil no período compreendido entre 2018 e 2022. Incluem-se aqui os esteticistas e cosmetólogos que precisam de ensino superior, tecnólogo ou técnico. 

O índice Finanzero de Empréstimos (FNE), elaborado pela Finanzero – fintech focada em empréstimos pela Internet, realizou pesquisa de mercado ao longo dos meses de janeiro a junho de 2023 e aponta que dentre os principais motivos de solicitação de empréstimos online, 2% dos entrevistados indicam a motivação como sendo procedimentos estéticos.  

Para que se possa ter uma comparação, 3% pretendem fazer uma festa, 6% comprar ativos (automóveis etc.) e 9% investir em saúde. 

De alguma forma, a tradição de culto à beleza no país, bem como a pressão exercida pelas redes sociais que propagam padrões de beleza e estética, ajudam a impulsionar o mercado de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, bem como aquele voltado à estética e seus procedimentos. 

É um mercado potencialmente crescente, como mostram as entidades do setor, mas ao mesmo tempo é um mercado que em geral envolve grandes marcas que disputam o mercado de forma acirrada, seja nas gôndolas de supermercados e farmácias, seja na Internet, seja no “toc toc” nas portas dos consumidores. 

A Cognatis, através de seus abrangentes bancos de dados e um leque de ferramentas, muitas delas apoiadas em Inteligência Artificial e customizadas de acordo com a necessidade do cliente, já apoia empresas dos mais diversos setores dentro do segmento de Beleza e Estética. Desde auxiliar indústrias na alocação de seus esforços de venda, até a expansão de unidades de redes de lojas do mercado de beleza ou então de clínicas de procedimentos, passando pelo controle da força de venda de representantes porta-a-porta. 

 

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