Caro leitor, gostaria de saber a sua opinião sobre o poema abaixo. Caso não se sinta confortável em ler em inglês, pode acessar a sua versão para o Português ao final deste artigo.
In the world of retail, where sales are key,
AI is a tool that’s come to be,
For predicting future store success,
And ensuring that profits won’t be less.With data as its guide, and algorithms its pen,
AI can analyze trends and patterns, again and again,
To forecast sales, and predict what’s to come,
Helping retailers open stores where profits will be some.
It’s a powerful tool, that’s here to stay,
Helping retailers make decisions in a brand new way,
It’s a new era, for those in the retail game,
With AI to help, success is now more attain.So let the machines crunch the numbers,
And predict the future like no other,
With AI on our side, the future looks bright,
For retailers ready to open stores, and take flight.
Opa, alto lá!
Este é um blog de negócios ou de literatura?
Pois é, o poema que você acabou de ler acima foi escrito por uma plataforma de Inteligência Artificial (IA) chamada Chat GPT, desenvolvido pela empresa OpenAI e que provavelmente muitos que nos leem já ouviram falar.
Apenas inserimos na plataforma o que queríamos (uma poesia) e o tema, no caso, Inteligência Artificial para o desenvolvimento de modelos preditivos de faturamentos em lojas a serem abertas. O trabalho foi aguardar menos de 15 segundos para que a peça literária acima aparecesse na tela.
Isso nos dá uma dimensão de como a Inteligência Artificial pode apoiar as atividades humanas, sejam elas operacionais ou mesmo intelectuais.
Sim, é possível desenvolver modelos preditivos utilizando esta técnica para antecipar a venda de lojas que ainda serão abertas no futuro, que é uma das coisas que a Cognatis faz de melhor no apoio aos nossos clientes. Neste caso utilizamos nosso time multidisciplinar composto por Cientistas de Dados, Economistas, Estatísticos, Demógrafos dentre outros profissionais, com vasta experiência no mundo dos negócios para desenvolvê-los, utilizando IA e Machine Learning.
Estes modelos preditivos podem, além disso, ser embarcados em Dashboards Inteligentes que com poucas informações fornecidas pelo usuário, podem devolver informações preciosas para que decisões sejam tomadas.
Por outro lado, o uso da IA pode ser também utilizada para o desenvolvimento de textos, ideias ou mesmo poesias, assim como fizemos neste artigo.
O que queremos chamar a atenção é exatamente a vasta aplicação que existe para a utilização de IA em diversas atividades cotidianas, especialmente aquelas que talvez levassem muito tempo para serem realizadas sem o seu uso ou que então tenham que lidar com dados em quantidades inimagináveis.
Usos em diversas áreas tais como saúde e educação, em variados setores tais como a indústria, a prestação de serviços ou mesmo a agropecuária são uma realidade onde se torna cada vez mais difícil, gerir um negócio sem se apoiar na agilidade e na possibilidade de utilização de bancos de dados enormes para suportar a tomada de decisão.
É muito fácil cair na discussão se a Inteligência Artificial vai ou não dominar o ser humano ou ainda se esta é capaz de pensar por si própria a ponto de não cometer erros, dispensando assim o suporte do homem, algo que até o momento ainda tem se mostrado pouco promissor. Neste espaço não nos compete campear contra ou a favor da IA, mas sim apontar os seus usos positivos e que efetivamente dão resultado e são economicamente viáveis.
Os algoritmos são as estradas, em sua maioria ainda criadas pelo ser humano, por onde transita a Inteligência Artificial que aprende cada vez mais quando é alimentada com exemplos formatando assim a sua forma específica de raciocinar.
Este é um tema que deve ganhar muito espaço na mídia e, especialmente, nas discussões acadêmicas para o futuro o que, pela sua relevância para o mundo empresarial e para a difícil arte de decidir, obriga que gestores estejam alinhados com o assunto e saibam exatamente onde buscar apoio e suporte para embasar suas premissas de negócios.
Certamente não veremos uma plataforma de IA brigando por um Nobel de Literatura, porém estas farão cada vez mais parte do nosso cotidiano seja pessoal, seja profissional.
Tradução para o Português (sem cuidado com rimas)
No mundo do varejo, onde as vendas são essenciais,
A IA é uma ferramenta que surgiu,
Para prever o sucesso futuro da loja,
E garantir que os lucros seja os maiores.Com dados como guia e algoritmos como caneta,
A IA pode analisar tendências e padrões
Para prever as vendas e o que está por vir,
Ajudando varejistas a abrir lojas onde lucrarão.
É uma ferramenta poderosa que veio para ficar,
Ajudando os varejistas a decidir de forma inovadora,
É uma nova era, para aqueles no jogo de varejo,
Com a ajuda da IA, o sucesso agora fica mais fácil.Então deixe as máquinas processarem os números,
E prever o futuro como nenhum outro,
Com a IA do nosso lado, o futuro parece brilhante,
Para varejistas prontos para abrir lojas e crescer.