Existem várias formas de utilização do Geomarketing na prática. Abaixo apresentamos a Otimização de Territórios, uma técnica usada por empresas que operam com forças de vendas ou de atendimento organizadas territorialmente. Esta técnica, que combina métodos de geoprocessamento e matemática, ajuda estas empresas a desenhar territórios mais eficientes e a distribuir suas equipes mais igualitariamente entre eles, com impacto direto em resultados e na motivação da equipe.
Ilustraremos esta utilização prática do Geomarketing com uma empresa que opera através de força de vendas organizada territorialmente. Abaixo você encontrará um resumo bem como um link para a apresentação completa.
OTIMIZAÇÃO DE TERRITÓRIOS
Um dos desafios de empresas não varejistas e que distribuem seus produtos através de forças de vendas organizadas em territórios (ex: indústria de consumo, credenciadores de meios de pagamentos, serviços de telecom para empresas, etc.) é garantir que a divisão territorial seja eficiente tanto em termos logísticos, como em relação ao potencial para crescimento de cada mercado e alocação dos executivos. Métodos tradicionais, baseados em informações internas da empresa e no conhecimento prático de seus executivos, frequentemente resultam em territórios desbalanceados e geograficamente ineficientes.
O diagrama abaixo demostra algumas das consequências decorrentes do desbalanceamento de territórios.
O processo de otimização territorial é complexo e exige a aplicação de um conjunto de algoritmos sofisticados. A Cognatis utiliza sistemas proprietários e especialistas que ajudam na identificação da melhor estrutura territorial possível considerando os objetivos estratégicos da empresa.
Após a conclusão do estudo, o valor agregado esperado será:
1. Cobertura
Quando dimensionamos o território utilizando variáveis ideais, os vendedores conseguem fazer um trabalho melhor e mais bem planejado, visitando os clientes regulares para prospectar. Isso traz crescimento no faturamento e a fidelização dos clientes.
2. Homogeneidade
Territórios balanceados em iguais condições de vendas e oportunidades, geram menos conflitos, aumentam a motivação e conseqüentemente são mais fáceis de gerenciar.
3. Eficiência
Reduzindo o tempo de deslocamento entre os clientes, haverá um ganho de tempo para visitas, excluindo rotas fora dos padrões de recomendação e reduzindo custos.
4. Desempenho
Equilibrando os territórios, podemos realocar vendedores para locais com maior potencial de vendas e consequentemente obter melhor desempenho.
Acesse abaixo a apresentação completa,