Estudo de ponto e análise de localização de um novo ponto comercial: saiba mais sobre a diferença

Estudo de ponto

À primeira vista, parece que ambos conceitos são iguais, porque o objetivo final desses estudos é encontrar o melhor ponto comercial para um negócio. No entanto, apesar de alguns fatores em comum, eles possuem uma característica específica que os torna diferentes: o prévio conhecimento do local.

É exatamente este o objeto de partida do estudo de ponto. Ou seja, o cliente já conhece o local em que deseja abrir ou expandir o seu negócio e busca uma investigação a respeito dessa escolha. Com base na definição do público-alvo, inicia-se, então, o mapeamento da região quanto à população residente e transeunte (renda, ciclo de vida, escolaridade, perfil), característica principal da área (comercial, residencial ou industrial), concorrência, pólos geradores de fluxo, tráfego da região, entre outras variáveis que ajudarão a entender o potencial do ponto intencionado pelo cliente.

Uma análise de localização, também conhecida como Site Location, por sua vez, tem como objetivo estudar regiões propícias para a abertura de um ponto comercial. Ou seja, a partir da demanda do cliente sobre o interesse de expansão dos seus negócios, inicia-se um processo de mapeamento de pontos com maior potencial de retorno. Neste estudo, também é necessário partir da definição do público-alvo e, obviamente, do ramo de negócios da empresa. Com essas premissas estabelecidas, o próximo passo é fazer o levantamento detalhado das principais variáveis que podem influenciar os resultados de um empreendimento. Portanto, assim como no estudo de ponto, aqui é igualmente importante fazer um estudo geodemográfico conhecendo a população residente e transeunte, a característica mercadológica de cada região prospectada, concorrência, estabelecimentos que promovem fluxo, entre outras variáveis relevantes.

Neste caso, ao final do estudo é desenvolvido um índice de potencial mercadológico, levando em consideração todos os resultados levantados. Com essa análise em mãos, o cliente poderá fazer um comparativo de todos os locais analisados e escolher com maior assertividade o seu novo ponto comercial.

Seja qual for a sua necessidade de estudo, procure nossa equipe. Poderemos auxiliar no direcionamento da melhor análise a ser realizada para o sucesso dos seus negócios.

Comentários encerrados.

Para o topo