O local onde a filial ou loja será instalada é crucial para o sucesso de qualquer negócio. Contudo, não raro as empresas possuem capital e fôlego para investir em expansão, mas ainda não definiram exatamente o ponto que o novo empreendimento pode ser instalado. Nessa hora, fica a pergunta: é possível expandir sem histórico?
A resposta é sim. Os estudos de Site Location, da Cognatis, levam em consideração dados mais abrangentes, como o município, o bairro e o ramo de negócios. As análises dessas informações em conjunto darão as coordenadas sobre as regiões com maior potencial para a abertura de um ponto comercial que terá tudo para dar certo. Assim, qualquer companhia pode expandir sem histórico sem medo de errar.
Oportunidade no setor de educação
Recentemente, fomos procurados por uma empresa do setor de educação, especialista em treinamento para executivos. O desafio era identificar oportunidades para expandir a rede na promissora região do ABC – composta pelas cidades de São Caetano do Sul, São Bernardo do Campo e Santo André.
Para identificar os melhores lugares para a abertura de um novo ponto comercial, o primeiro passo foi definir o público-alvo da instituição, ou seja, aqueles clientes que eles gostariam de atingir. A partir desse dado, foi mais fácil levantar as informações para entender onde estavam, geograficamente, executivos que poderiam se beneficiar de programas de treinamento.
Há concorrência?
Com as áreas potenciais em mãos, foi preciso mapear onde estava a concorrência e os polos geradores de fluxo. Encontramos uma área de forte apelo industrial, com mais de 57% das atividades econômicas apoiadas no terceiro setor, concorrentes diretos nas imediações e 27 campus de faculdades e universidades – inclusive a Faculdade Getúlio Vargas (FGV), instituição de renome quando o assunto é gestão de negócios e administração. Resultado: o Índice de Potencial mercadológico da Cognatis identificou quatro regiões de maior potencial dentro do ABC para a empresa instalar sua filial sem receios, garantindo o sucesso do novo empreendimento. Assim, foi possível ao negócio expandir sem histórico, mas de forma segura e eficiente.
Quer descobrir como a Cognatis pode auxiliar o seu negócio a aproveitar recursos da inteligência de mercado? Siga a Cognatis pelo Linkedin e descubra como aplicar estudos de geomarketing à sua empresa.