Os Shopping Centers ou Malls nasceram nos Estados Unidos em meados do século passado e na década de 60 chegaram ao Brasil. O primeiro Shopping Center, assim chamado, foi o Iguatemi, em São Paulo, com operações iniciadas em 1966. Porém, em 1963, na cidade de Uberlândia, foi inaugurado o Shopping Center Sul, que contava com 150 lojas. Este último tinha o perfil de um espaço que aglomerava pequenas lojas e não seguia, obrigatoriamente, alguns conceitos tradicionais do Mall, como estacionamento e segurança.
Perfil no Brasil
Hoje, no Brasil, segundo a ABRASCE – Associação Brasileira de Shopping Centers –, existem 639 estabelecimentos deste tipo. O setor faturou R$ 194,7 bilhões em 2023 e gera 1,063 milhão de empregos. A média de visitantes é de 462 milhões por mês, ou seja, mais de 15 milhões por dia. Além disso, mais de 1 milhão de vagas de estacionamento são disponibilizadas por estes empreendimentos.
Dentro desses centros comerciais, estão instaladas mais de 121 mil lojas de diversos tamanhos e segmentos. Elas podem ser individuais ou pertencer a grandes redes de varejo, nacionais ou regionais. Enfim, um mix de produtos e serviços disponibilizados aos consumidores finais e que requerem estudos adequados para a sua localização e implantação.
Hoje, pode-se dizer que os shopping centers no Brasil estão se modificando. Eles estão absorvendo uma série de serviços que vão desde entretenimento, com teatros e cinemas, até serviços médicos, como laboratórios e clínicas especializadas. Além disso, universidades também operam em suas dependências.
Avaliação do Potencial e Perfil dos Frequentadores
Antes de abrir um estabelecimento comercial de qualquer segmento em um centro de compras é fundamental conhecer aspectos inerentes ao conceito e à operação deste.
Primeiro, é necessário identificar se a localidade tem potencial para absorver os produtos e serviços que você oferecerá ao abrir um ponto comercial. Adicionalmente é importante conhecer o perfil dos frequentadores de determinado shopping. Esta é uma informação que normalmente os shoppings possuem, pois realizam pesquisas com seus consumidores e conseguem assim ter claramente definidos os seus hábitos e atitudes de consumo.
Posicionamento da Loja e Fatores de Impacto no Faturamento
Após identificar o possível shopping, ainda focando no centro comercial, é preciso avaliar qual o posicionamento da loja ao longo de seus corredores. Mesmo de forma visual é possível identificar que nem todos os espaços dentro de um shopping center possuem a mesma capacidade de atratividade e visibilidade e, consequentemente, de vendas.
Existem pontos comerciais que são extremamente nobres e valorizados, como, por exemplo, aqueles próximos a elementos de circulação vertical, escadas fixas ou rolantes e elevadores. Consequentemente, são pontos mais caros em termos de aluguel e condições comerciais e isso vai impactar o plano de negócios da nova loja. Todos esses aspectos começam a delinear, de forma definitiva, as possibilidades de faturamento e os resultados de um novo ponto de venda que você vai instalar.
De forma bastante genérica, é preciso pensar uma nova loja em um centro comercial como um shopping center considerando, dentre outros aspectos também fundamentais, os seguintes aspectos:
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A loja será única e individualizada ou pertence a uma rede de varejo, ou mesmo de alimentação fora do lar?
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Se for uma loja de rede, qual o histórico de performance de lojas semelhantes a que se pretende abrir?
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Qual o perfil da região e dos frequentadores das lojas de melhor desempenho?
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Qual deverá ser o mix médio de produtos e serviços a serem oferecidos nesta loja visando avaliar o potencial de consumo da região?
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Qual o grau de canibalização considerando outras lojas da mesma rede existentes nas proximidades em ruas ou em outros centros comerciais?
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Qual o impacto de fatores específicos do shopping center em estudo, tais como quantidade de vagas de estacionamento ou mesmo disponibilidade de implantação de local de retirada de peças maiores, tais como móveis e material de construção?
Enfim, você pode alterar essa sequência e incluir novas análises, dependendo das especificidades das operações de varejo e comercialização que deseja implantar.
O suporte do Geomarketing
Muitas dessas análises, especialmente as relacionadas à localização geográfica de centros comerciais, devem contar com o apoio de plataformas de geomarketing. Entre elas, podemos destacar o potencial de consumo das categorias vendidas, o grau de canibalização entre lojas de uma mesma rede, bem como a circulação de veículos e pedestres. Além disso, essas plataformas são suportadas por bases de dados mercadológicos, garantindo maior precisão nas decisões.
No quesito de expansão e viabilidade de implantação de operações de varejo, prestação de serviços, entretenimento ou alimentação fora do lar, a Cognatis pode apoiar seu negócio de maneira consistente. Esse suporte é baseado na enorme experiência e expertise acumulada ao longo dos últimos 20 anos.
Adicionalmente, quando se trata da abertura de novas lojas, a Cognatis pode oferecer diversas ferramentas. Por exemplo, o MapPoint®, apoiado pelo maior banco de dados geomercadológicos da América Latina – GeoPop® -, direciona a sua expansão de forma segura. Além disso, ele também oferece a possibilidade de customizar as análises de acordo com suas definições e necessidades. O MapPoint® pode, dentre outras coisas, projetar qual o nível de faturamento que a loja poderá atingir em um determinado momento após a sua abertura. A empresa possui vasto conhecimento referente ao crescimento de redes, concedendo tratamento minucioso aos estabelecimentos em Shopping Centers.
Se você pretende expandir seu negócio, seja em Shopping Center, seja na rua, fale com a Cognatis e tenha segurança no crescimento de suas operações de varejo e prestação de serviços.