O geomarketing está em constante evolução e, para acompanhar esse progresso, a análise de dados também deve evoluir para ajudar as empresas a descobrir padrões, tendências, correlações e outros insights valiosos do comportamento do consumidor.
É nesse aspecto que o business analytics faz a diferença, garantindo às empresas crescimento a longo prazo e dando suporte às estratégias de marketing com a análise de dados de múltiplas fontes. Recentemente, vêm ganhando força os dados oriundos de sensores (Internet das Coisas) e dispositivos vestíveis (ou wearables).
As tecnologias vestíveis estão ficando mais populares no mundo todo. Segundo um estudo feito pela empresa global de pesquisa Euromonitor International, o mercado brasileiro de vestíveis, como relógios, pulseiras e óculos inteligentes, deve alcançar 5,37 milhões de vendas em 2018. Em 2013, foram vendidas apenas 400 unidades de aparelhos do tipo.
Para tirar proveito dessa tendência e uni-la à força do geomarketing, as empresas terão de ter acesso aos dados gerados e desenvolver suas capacidades analíticas. As organizações também terão de investir novos recursos para analisar esses dados e obter insights proveitosos, que darão a oportunidade de emitir as mensagens certas para o cliente certo no melhor momento e localização.
Os dispositivos de vestir vão permitir que as empresas desenvolvam estratégias de marketing mais poderosas, com a obtenção de dados em tempo real de cada localização de suas campanhas para melhorar suas ofertas, oferecendo aos clientes propostas mais relevantes.
Como o business analytics pode ajudar
O business analytics tem um importante papel no maior aproveitamento dessas tendências. Boas capacidades de análise de dados são críticas para tirar o máximo dessas tecnologias em ascensão.
O business analytics combina a análise preditiva com business intelligence avançado, por meio de algoritmos que permitem processar dados de diversas fontes, em especial dados gerados por máquina, para criar modelos preditivos que agregam maior valor às estratégias de marketing. Com o business analytics, as empresas podem minimizar a probabilidade de erros custosos em sua estratégia de marketing e maximizar a performance de suas campanhas com dados mais precisos.
Algoritmos de business analytics ajudam a conectar dados de múltiplas tecnologias, como geolocalização e dados de dispositivos vestíveis, para dar aos profissionais de marketing uma visão muito mais estratégica, agregando valor e ajudando a cumprir com os objetivos de negócio.
Várias indústrias podem tirar proveito do geomarketing e do business analytics, principalmente o varejo, que pode ofertar produtos mais relevantes para seus consumidores com base em seu comportamento e em sua localidade, aumentando os índices de conversão e retenção.