A importância de desenvolver segmentações do seu público alvo

Existem muitos aspectos possíveis para explorar no campo do geomarketing. O fato é que a tecnologia existe e está se desenvolvendo rapidamente, tanto em sofisticação quanto em disponibilidade. Atualmente é muito mais fácil localizar um indivíduo e traçar o seu perfil social e financeiro do que antigamente.

Assim que você conseguir identificar um mercado e iniciar a condução dos investimentos que serão realizados na área, é chegada a hora de começar a segmentação e o processo de posicionamento. Essa etapa envolve aprofundar-se no mercado e detectar consumidores em potencial do seu produto.

O geomarketing permite determinar nichos com necessidades específicas e entregar mensagens de marketing mais efetivas e direcionadas. Para que sua estratégia de segmentação seja bem sucedida, ela deve ser consistente e procedente com as missões e os objetivos da empresa.

Confira alguns dos métodos de segmentação que podem ser utilizados para auxiliar o planejamento dos investimentos:

Geográfico

A segmentação geográfica divide os consumidores em grupos com base na localização em que vivem e trabalham. O mercado pode ser agrupado por estados, cidades, distritos, bairros e por áreas cada vez mais específicas. A segmentação geográfica é mais útil com produtos ou serviços que satisfaçam as necessidades que variam em cada região.

Demográfico

A segmentação demográfica organiza grupos de consumidores de acordo com medidas socioeconômicas, separando características como idade, gênero, renda, educação, ocupação, religião, status de matrimônio, tamanho da família, especificações do domicílio, entre outros.

Ao usar uma combinação de dados geográficos e demográficos, sua empresa pode facilmente identificar o perfil do seu público alvo e criar comunicações de marketing que sejam inerentes ao estilo de vida dos seus clientes.

Consumidores que moram no mesmo bairro tendem a comprar os mesmos tipos de carros, aparelhos, vestimentas e produtos, além de comprar nos mesmos estabelecimentos e reagir de maneira parecida para ações de mídia e promoções.

Com Imaginisbd

 

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