A informação demográfica de um negócio é muito mais importante do que muitas organizações percebem. Entre as preocupações que existem em decorrência do gerenciamento de uma empresa, o estudo demográfico é um importante aspecto do planejamento corporativo que pode se tornar a chave para o sucesso.
Utilizando dados demográficos para otimizar um negócio
Entender a demografia de seus clientes é uma das principais razões para se investir em estudos de geomarketing. O investimento em inteligência geográfica também gera uma influência significativa na efetividade de sua estratégia de marketing. Confira a seguir outros resultados que justificam o investimento em estudos geodemográficos e como eles impactam o seu negócio.
Expor hábitos de consumo
Qual é o melhor local para divulgar um anúncio publicitário? Onde a maioria dos consumidores que pertencem ao público alvo poderá visualizar essa mensagem? Será que o digital ou o físico é mais efetivo? Quando você passa a entender os hábitos de seus consumidores, você consegue extrair as respostas para essas perguntas. Com estudos de geomarketing você consegue calibrar as campanhas de marketing para serem produzidas de modo mais efetivo.
Descobrir precificação adequada ao local
Não é novidade que o Brasil é um país de dimensões continentais e que abrange uma grande variedade de características culturais e demográficas. As distintas regiões apresentam também diferentes variáveis referentes à renda de cada lugar. Com a informação correta do perfil de renda média em cada local, uma empresa consegue precificar adequadamente os produtos e serviços oferecidos na região.
Prevenir erros financeiros
Ao detectar as características demográficas de sua clientela, você terá ao seu dispor as informações que mais interessam aos seus clientes, assim como ajuda para eliminar planejamentos custosos e inúteis. Por exemplo, ao analisar o perfil dos gastos de uma região, você consegue identificar tanto o que está sendo consumido em excesso no local, quanto as necessidades que ainda podem ser supridas na região.
Conhecer hábitos e necessidades de consumo
Entender qual o ciclo de vida (solteiro, casal com ou sem filhos, viúvo, etc.) do seu consumidor e os hábitos de consumo, pode ser fundamental para determinar qual o produto ou serviço deve ser oferecido no presente ou pensando em longo prazo. O conhecimento do perfil de consumo pode ser importante também para o planejamento da oferta futura.
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Com Customer Think