Ficar de olho na concorrência e nas condições atuais da indústria na qual uma empresa está inserida, é uma tarefa essencial para a operação de qualquer negócio. Tradicionalmente, essa busca por informações mercadológicas foi cunhada de “Inteligência de mercado”. Com o passar dos anos e com o avanço de novas tecnologias, a prática de coletar inteligência de mercado ampliou rapidamente e passou a incluir novas análises que contribuíram para expansão de modelos de negócios.
Análises e relatórios que providenciam informações de diferentes fontes ajudam executivos a enxergar o panorama do mercado e a examinar os diferentes aspectos que envolvem o cenário atual, como detalhes de clientes, problemas, concorrência e oportunidades de crescimento.
Uma empresa que deseja investir em inteligência de mercado, pode começar com abordagens simples, por exemplo, em visitar sites e blogs da indústria e da concorrência. A pesquisa também pode (e deve) incluir informações que digam respeito ao perfil do público-alvo, além de atualizar-se sobre o mercado por meio de revistas e jornais que tratem do tema na qual sua empresa atua.
Um trabalho profissionalizado em análise de inteligência de mercado também é executado por empresas que oferecem serviços de geomarketing. Esses serviços reúnem dados fundamentais para o entendimento do negócio. Com o geomarketing, uma empresa consegue responder questões concretas sobre o perfil da região onde se deseja investir e a elaborar com maior exatidão as estratégias corporativas. Entre as questões que podem ser respondidas com serviços de geomarketing estão:
- Onde a empresa deve investir mais recursos?
- Quais regiões devem receber mais investimentos?
- Quais são os padrões de consumo e comportamento do seu público-alvo?
- Quais produtos devem receber maior destaque?
- Quais segmentos a empresa pode buscar novas oportunidades de negócios?
Na medida em que o volume de dados aumenta, torna-se necessário que uma empresa recorra a ferramentas tecnológicas adequadas para monitorar e analisar as informações relevantes para o negócio.
A Cognatis possui mais de 12 anos de experiência nas áreas de geomarketing, inteligência de mercado, modelagem estatística, pesquisa de marketing e desenvolvimento de software para geomarketing. Para saber mais o que a Cognatis pode fazer para o seu negócio, entre em contato conosco.