Informação na medida certa
A mais completa base de dados para inteligência de mercado e geomarketing da América Latina.
Dados são o oxigênio da inteligência de mercado. A qualidade e a relevância desses dados vão determinar diretamente o sucesso das decisões estratégicas que eles suportam.
O GEOpop® é a base de dados geomercadológicos mais confiável, completa, atualizada e ética da América Latina, conectada via API. Criado há quase duas décadas, foi a primeira base de dados geomercadológicos com múltiplas fontes e atualização por meio de técnicas estatísticas do Brasil. Com informações precisas e atualizadas, oferece suporte a empresas de diferentes segmentos, com dados sobre o perfil da população e empresas em regiões específicas.
Além da abrangência, a transparência e o rigor técnico fizeram do GEOpop® a mais referenciada base de dados para estudos de mercado no Brasil e América Latina.
Módulos do GEOpop®
Disponível em diversos níveis de agregações
UF
Município
Bairro/Distrito
Setor censitário
CEP
Trechos de ruas
Diferencial GEOpop®
Agregações por UF
Inclui todas as informações disponíveis consolidadas para as 27 unidades da federação do Brasil.
Agregações por Município
Consolida para todos os municípios do país a totalidade das informações disponíveis nos níveis geográficos menores, acrescidas de informações que existem somente a partir desta esfera, como dados relativos ao PIB municipal, aos equipamentos e/ou à infraestrutura das cidades.
Agregações por Bairro/Distrito
Consolida para todos os distritos e bairros do país a totalidade das informações disponíveis nos níveis geográficos menores. Apesar de todas as cidades serem oficialmente divididas em distritos pelo IBGE, o mesmo não ocorre com os bairros. Por esta razão, a Cognatis criou um mapa exclusivo de bairros brasileiros, que preenche essa lacuna e possibilita uma análise completa neste nível de agregação.
Agregações por Setor Censitário
Esta é a menor unidade geográfica utilizada pelo IBGE para realizar o CENSO. No Censo de 2010, cada setor continha entre 200 e 300 domicílios.
Agregações por CEP
As informações do Geopop estão disponíveis por CEP, facilitando as análises que requerem a associação de dados internos ou de terceiros. Para chegar nesse nível de detalhe, foram desenvolvidos métodos originais, que utilizam dados da distribuição espacial dos domicílios para interpolar as informações disponíveis em outros níveis de agregação.
Agregações por Trechos de Rua
Este é o nível de agregação mais detalhado disponibilizado pelo Geopop. Em geral, estes trechos correspondem a um quarteirão e possibilitam um nível de visualização e análise extremamente rico e preciso.
Aplicações do Geopop®
Estudos de Expansão
O GEOpop® possui mais de duas mil informações demográficas, mercadológicas, econômicas e comportamentais para que sua empresa desenvolva a melhor estratégia de expansão.
Análises de Mercado
Conheça e avalie o potencial de cada pedaço de seu mercado, utilizando as informações certas sobre populações (residente e flutuante), empresas (concorrentes e geradores de fluxo) e tendências de cada CEP ou quarteirão do país.
Enriquecimento de Cadastro
Os dados do GEOpop® podem ser usados para enriquecer seus cadastros de clientes ou prospects, trazendo informações relevantes sobre as regiões em que estes residem ou trabalham.
Modelos Preditivos
Se sua empresa utiliza modelos preditivos de marketing, fraude ou risco, você provavelmente poderá melhorar seus resultados ao incluir dados do GEOpop® referentes às regiões de origem e ocupação de seus clientes ou prospects.
Diferenciais
- São dezenas de milhares de variáveis oriundas de centenas de fontes públicas, sites abertos e dados proprietários, amarrados através de métodos estatísticos e demográficos exclusivamente desenvolvidos para este objetivo.
- Inclui informações referentes a consumidores, populações residentes, diurnas e transeuntes, trabalhadores, estabelecimentos comerciais, prestadores de serviços, empregadores, fluxos de veículos e pedestres, potencial de consumo por categoria e classe social, tendências de crescimento e projeções, segmentações geodemográficas, dentre outros. *
- A única que permite visões históricas e projeções para entender cenários passados, e poder melhor se preparar para o futuro.
- A única a cobrir, além de todo o mercado brasileiro, diversos países latino-americanos, com estruturas de dados harmonizadas para possibilitar comparabilidade entre mercados e ao longo do tempo**
- Dados estão disponíveis em todos os níveis geográficos possíveis, começando em alguns casos em trechos de rua, quarteirões, áreas postais, ou setores censitários, e chegando ao nível de município, estado, região e país.
- Todos os dados do GEOpop são apresentados de maneira agregada, baseada em áreas geográficas de diversos tamanhos. Por isso, são dados naturalmente anonimizados, e que nem sequer constituem objeto de leis de proteção de dados pessoais como a LGPD.
- API poderosa para permitir que suas ferramentas ou dashboards internos consumam os dados sempre que precisarem.
- Documentação transparente e completa, que inclui, além de informações básicas sobre como manipular os dados, todas as fontes e métodos relevantes usados na construção de cada indicador.
*informações podem variar dependendo do país ou ano de referência.