Você tem um produto e quer saber onde estão as pessoas que podem ter interesse por ele em uma determinada cidade. A geodemografia faz esse serviço com eficácia, considerando que você já conhece qual é o mercado consumidor do seu produto. Mais do que isso, a técnica ajuda a mapear áreas com alta incidência de consumidores com o perfil buscado por você.
Ou seja: pode-se determinar as regiões dentro de um bairro, município ou Estado com maior incidência de possíveis clientes para o que se quer vender.
Saiba Mais:
::: Usar a geolocalização de pessoas abre portas para estratégias avançadas de marketing
::: Segmentação de PDVs com geomarketing permite classificar potencial de vendas
O primeiro passo é entender quais são as características importantes para diferenciar o seu público-alvo. Por exemplo, ao analisar dados históricos de venda do seu produto, você chegou a conclusão de que o seu maior público consumidor é:
Casais entre 25 e 30 anos, com dupla renda, renda familiar entre R$ 10 mil e R$ 15 mil, sem filhos, com ensino superior e habitantes de grandes centros urbanos.
Na sequência, com a definição dos principais critérios para realizar o estudo – estado civil, idade, renda, presença de filhos, educação, local de residência –, você pode determinar as áreas que deseja mapear, baseando-se nos critérios listados.
Vamos supor que você deseja mapear um determinado município com base nesses critérios e, ainda, isolar as áreas onde existam maior concentração do seu público-alvo. Ferramentas ou softwares de geomarketing são excelentes para esse tipo de análise, já que possibilitam visualizar nos mapas os locais com maior ou menor incidência do público-alvo, facilitando muito a análise da informação, ou até a inclusão de outras variáveis que possam enriquecer ainda mais a análise.
Após todo o levantamento das informações, as estratégias de vendas e as abordagenspodem ser criadas com base em dados mais assertivos. Campanhas locais e direcionadas podem ser criadas, e o investimento em vendas e marketing pode ser mais eficiente.
Para facilitar esse tipo de análise por parte das empresas, a Cognatis criou o Geopop® Affinity– um sistema de classificação de vizinhanças e municípios, baseado em características socioeconômicas, de infraestrutura e de ciclo de vida de toda a população brasileira.
Por meio desta segmentação geomercadológica, sua empresa pode, de maneira muito mais eficiente, identificar novos mercados para seus produtos.