Encontre (ou mapeie) as melhores vizinhanças para seu produto

Por meio desta segmentação geomercadológica, sua empresa pode, de maneira muito mais eficiente, identificar novos mercados para seus produtos.

Você tem um produto e quer saber onde estão as pessoas que podem ter interesse por ele em uma determinada cidade. A geodemografia faz esse serviço com eficácia, considerando que você já conhece qual é o mercado consumidor do seu produto. Mais do que isso, a técnica ajuda a mapear áreas com alta incidência de consumidores com o perfil buscado por você.

Ou seja: pode-se determinar as regiões dentro de um bairro, município ou Estado com maior incidência de possíveis clientes para o que se quer vender.

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O primeiro passo é entender quais são as características importantes para diferenciar o seu público-alvo. Por exemplo, ao analisar dados históricos de venda do seu produto, você chegou a conclusão de que o seu maior público consumidor é:

Casais entre 25 e 30 anos, com dupla renda, renda familiar entre R$ 10 mil e R$ 15 mil, sem filhos, com ensino superior e habitantes de grandes centros urbanos. 

Na sequência, com a definição dos principais critérios para realizar o estudo – estado civil, idade, renda, presença de filhos, educação, local de residência –, você pode determinar as áreas que deseja mapear, baseando-se nos critérios listados.

Vamos supor que você deseja mapear um determinado município com base nesses critérios e, ainda, isolar as áreas onde existam maior concentração do seu público-alvo. Ferramentas ou softwares de geomarketing são excelentes para esse tipo de análise, já que possibilitam visualizar nos mapas os locais com maior ou menor incidência do público-alvo, facilitando muito a análise da informação, ou até a inclusão de outras variáveis que possam enriquecer ainda mais a análise.

Após todo o levantamento das informações, as estratégias de vendas e as abordagenspodem ser criadas com base em dados mais assertivosCampanhas locais e direcionadas podem ser criadas, e o investimento em vendas e marketing pode ser mais eficiente. 

Para facilitar esse tipo de análise por parte das empresas, a Cognatis criou o Geopop® Affinity– um sistema de classificação de vizinhanças e municípios, baseado em características socioeconômicas, de infraestrutura e de ciclo de vida de toda a população brasileira. 

Por meio desta segmentação geomercadológica, sua empresa pode, de maneira muito mais eficiente, identificar novos mercados para seus produtos.

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