GIS faz a diferença para as empresas de Telecom

Conhecido por funcionar como um mapa inteligente, o Sistema de Informação Geográfica (GIS) consegue coletar, organizar, gerenciar e analisar informações demográficas de localizações específicas. Se esses dados fornecidos já são de grande ajuda em diversos setores, para os provedores de Serviços de Telecomunicações seu uso se torna essencial para fornecer um melhor serviço aos seus usuários. Saiba mais sobre o uso do GIS pelas empresas de telecom!

 

Planejamento e implantação da rede

A utilização de fibra ótica nos dias de hoje é uma realidade no setor de telecomunicações. Contudo, seu planejamento e instalação não são simples. Para instalar cabos de fibra óptica, é importante ter em mãos dados sobre as condutas de água e fios de outros prestadores de serviços – informações que o GIS consegue fornecer com precisão.

 

Empresas do setor também podem usar análises de propensão de consumo no planejamento e na implantação da rede. Com isso, as organizações podem dar prioridade às regiões onde há um maior potencial de consumo.

 

Gestão de atendimento

Com o rápido crescimento no número de conexões de banda larga, questões como cortes acidentais nas fibras óticas acontecem o tempo todo. Para manter os clientes satisfeitos e com o serviço estável, é importante localizar com rapidez o problema na rede e corrigi-lo. É aqui que o gerenciamento de ordem de trabalho entra em cena. Com todos os ativos mapeados e ligados a um GIS, um operador consegue identificar a localização e gerar uma ordem de serviço imediatamente ao pessoal que está em campo. Quando bem feito, os consumidores finais sequer ficam sabendo que o problema no serviço ocorreu.

 

Gestão da rede

Assim como acontece no para o planejamento de rede, a eficiência da rede pode ser melhorada por meio da sua gestão. Por exemplo, o GIS pode ajudar a identificar facilmente torres de celular que estão sobrecarregadas – locais onde a  instalação de pequenas células poderia ser um bom passo para conter quedas nas chamadas.

 

Uso de informações demográficas em leilões

Os leilões de telecomunicações nos Estados Unidos são concorridos. Muitas empresas têm utilizado informações demográficas regionais, fornecidas por GIS, para darem lances mais estratégicos.

 

Quer saber mais quais são as soluções de inteligência de mercado que a Cognatis oferece para as empresas? Conheça nossos produtos e saiba mais como utilizar uma base de informações geodemográficas preparadas especialmente para aplicações de geomarketing.

Comentários encerrados.

Para o topo