Inteligência situacional e inteligência de mercado possuem aplicações similares. Ambos contam com sistemas tecnológicos para ajudar as empresas a tomar as melhores decisões. Então, qual é a diferença?
A consultoria Forrester Research define o mercado de business intelligence (ou inteligência de mercado) como “um conjunto de metodologias, processos, arquiteturas e tecnologias que otimizam processos de gerenciamento de informações para análises, relatórios, gerenciamento de desempenho e entrega de informações”.
Da mesma forma, o Grupo Gartner define inteligência de mercado como “um termo abrangente que inclui aplicações, infraestrutura e ferramentas, além das melhores práticas que permitem acesso e análise de informações para melhorar e otimizar decisões e desempenho”.
O que está faltando nessas definições para estabelecer a inteligência situacional em seu devido lugar?
Inteligência situacional inclui a perspectiva histórica entregue pela inteligência de mercado tradicional, além de levar em conta a velocidade, variedade e imediatismo dos dados modernos e do cenário analítico do big data.
Especificamente, a inteligência situacional adiciona quatro características para inteligência de mercado:
Múltiplas análises: inteligência situacional estende a inteligência de mercado tradicional ao também analisar dados operacionais, de localizações geográficas, relações de rede e fatores externos, como a mídia social, tráfego, meteorologia ou vídeos. Essas análises adicionais permitem a você perguntar e responder a uma gama muito mais ampla de questões sobre o seu negócio.
Identificar dados com precisão: inteligência situacional localiza o pequeno conjunto de dados anômalos que você precisa para gerenciar a alta variedade e velocidade do big data. Inteligência de mercado atua de maneira primorosa ao relacionar e resumir as infinitas categorias de dados.
Imediatismo: inteligência situacional está concentrada tanto no presente, nas performances em tempo real e desempenho futuro como o rendimento no passado, enquanto a inteligência de mercado é principalmente enraizada nas performances históricas e nas tendências baseadas nesses dados.
Bidirecional: Além de responder aos comandos de um usuário, a inteligência situacional muitas vezes inicia interações com os usuários, destacando dados anômalos ou situações de risco por meio de alertas, alarmes e visualizações. Inteligência de mercado é impulsionado principalmente por usuários que solicitam informações por meio de consultas e relatórios.
Com Bulldog Reporter