Aumente o valor das soluções de inteligência de mercado

mercado de BI e analytics está mudando o rumo das empresas.

No início, o mercado de BI era destinado apenas às empresas capazes de contar com um setor de TI e analistas de dados. Atualmente, as soluções de BI são utilizadas para fornecer insights estratégicos para o negócio de forma mais democrática.

O problema é que muitas empresas ainda não sabem como utilizar as soluções de inteligência de mercado. Há problemas na hora de interpretar e fornecer os dados, além de utilizá-los com objetivos específicos. Conheça os principais erros e saiba como solucioná-los.

  • Usar os dados em um único setor da empresa

Algumas empresas submetem os dados fornecidos pelas soluções de BI apenas para o departamento de vendas, enquanto outras preferem centralizá-los nas mãos de executivos. O fato é que, para que aumente o valor das soluções de inteligência de mercado, é preciso disponibilizá-los a todos os setores. Ou seja, as organizações precisam tornar os ativos de BI (relatórios, dashboards e etc.) acessíveis em toda a organização, independentemente do departamento.

  • Deixar os relatórios pouco acessíveis aos funcionários

No uso tradicional do BI, os usuários finais precisavam esperar dias enquanto o setor de TI produzia os relatórios. Par aumentar o valor das soluções de inteligência do mercado, esse processo deve desaparecer e ser substituído por ferramentas de autoatendimento. Assim, os usuários podem pesquisar e acessar dados e relatórios sem precisar importunar a equipe de TI ou outro setor da empresa. Pode parecer algo simples, mas muitos funcionários ainda relatam uma alta dependência de terceiros para acessar dados. Isso, claro, atrapalha a tomada de decisões estratégicas.

  • Não estender os dados a todos os dispositivos

Uma BI moderna deve fornecer o dado que você precisa no local e tempo mais adequados. Contudo, muitas empresas ainda limitam o acesso aos dados apenas ao desktop. O problema é quando o usuário precisa acessar um dashboard no seu tablet ou smartphone, por exemplo.

  • Fornecer dados imprecisos

Muitos dados não são formatados corretamente por uma ferramenta de BI eficiente. Resultado: não raro as empresas optam pelo trabalho manual na hora de extrair os dados das planilhas. Esse processo, além de exigir tempo e recursos humanos extras, está bastante vulnerável a erros.

  • Não incorporar dados externos

A BI tradicional executava relatórios e reunia percepções sobre dados internos. Era usada para responder a perguntas sobre o lucro interno, produtividade, receitas e etc. No entanto, a maioria das empresas ignora a mina de ouro dos dados encontrados em fontes externas, assim como a combinação de ambos.

 

Quer saber como a Cognatis pode ajudar a trazer inteligência para a sua empresa? Acompanhe a Cognatis pelo Linkedin e saiba como gerar informação a partir de dados coletados no  mercado e aplicar estudos de geomarketing ao seu negócio.

Comentários encerrados.

Para o topo