Por que precisamos segmentar o mercado?

O termo segmentação indica um processo no qual um grupo grande é dividido em uma variedade de unidades menores, com características semelhantes ou relacionadas. Há cinco razões principais pelas quais as empresas realizam a segmentação em um mercado. Veja quais são:

Vantagem Competitiva: Por meio de uma segmentação de mercado, a vantagem competitiva é somada a um produto ou serviço. Em suma, a empresa se especializa em uma área que lhe permite ser mais precisa e responder mais rapidamente de acordo com as oportunidades disponíveis.

Nova identificação: Ao segmentar o mercado, novos nichos de mercado, que nem sempre são óbvios, surgem e se tornam visíveis para o comerciante. É possível que estes novos mercados sejam muito pequenos e específicos, podendo ser extremamente rentáveis.

Redução de gastos: Os resultados dessa prática podem ser vistos na transformação de todos os esforços planejados no departamento de marketing. Em longo prazo, a empresa é capaz de economizar com os custos associados ao marketing, na otimização de impressão de folhetos, tempo, pessoas e assim por diante.

Redução de riscos: Por meio da segmentação do mercado, as organizações podem lidar com o crédito de forma mais eficiente ao segmentar clientes ou mercados que são mais complexos de lidar. Por sua vez, a gestão desses riscos permite controlar melhor os recursos que são desperdiçados, reduzindo consequentemente os gastos. Dessa forma, de uma maneira geral, os consumidores, mercados e negócios podem ser geridos de maneira mais eficiente.

Maior lucratividade no marketing: Através de eliminação do perfil de consumidores que não têm o menor interesse em comprar algo de você no presente ou no futuro, e se concentrando nos clientes que realmente estão interessados, os resultados de seus esforços de marketing provavelmente serão maiores e mais lucrativos. Além disso, a oportunidade para criar relacionamentos contínuos também é possível em um ritmo mais acelerado.

Com Entrepreneurial

Comentários encerrados.

Para o topo