Realizar pesquisas de segmentação de mercado, efetivada por ferramentas de geomarketing, é uma das maneiras mais concretas para conseguir assimilar as oportunidades de negócios que uma região oferece.
Antes de segmentar os perfis de consumidores em regiões específicas dentro dos bairros, o primeiro passo a se tomar é saber qual é o seu público alvo. Feito isso, um negócio pode prosseguir em identificar os diferentes tipos de segmentação dentro dessa mesma região. Confira quatro tipos de segmentação que influenciam diretamente o planejamento estratégico do seu negócio:
Segmentação demográfica – essa é uma das mais simples e mais utilizadas por empresas para se definir o perfil de um público. Ela divide a população em diferentes variáveis como: idade, gênero, tamanho da família, renda, ocupação, religião, raça e nacionalidade. Muitas companhias a utilizam para atrair os indivíduos com o perfil certo para os seus produtos ou serviços. Um exemplo pode ser visto na indústria automotiva. O setor automobilístico possui uma ampla variedade de opções, abrangendo públicos de diferentes rendas. Marcas de luxo e marcas populares precisam estabelecer-se nas regiões – em termos de lojas físicas e concessionárias – que estejam de acordo com o público alvo de cada empresa ou da linha de produtos que oferece.
Segmentação geodemográfica – esse tipo de segmentação é ainda pouco usado no Brasil, mas muito conhecido das empresas nos EUA e Europa. Diferentemente da segmentação demográfica em que os clientes (ou suas famílias) são segmentados individualmente, neste caso é a “vizinhança” que é segmentada. Por vizinhança, entende-se uma microrregião urbana, como o bairro, distrito, ou até mesmo o quarteirão em que o consumidor reside ou trabalha. Com este instrumento é possível apontar para qualquer ponte em uma cidade e saber rapidamente qual é a característica da população que vive ou trabalha ali. É possível também comparar regiões, dizer por exemplo, que a região X e Y da mesma cidade, ou de cidades diferentes, são similares do ponto de vista socioeconômico, demográfico e mercadológico. Esta ferramenta é de grande valia em estudos de expansão de redes varejistas, por exemplo, pois facilita imensamente a avaliação do perfil da vizinhança das lojas existente e planejadas. Agências de marketing também são grandes usuárias, pois a segmentação de vizinhanças é uma forma rápida e econômica para dirigir malas diretas ou posicionar mídia urbana.
Segmentação comportamental – esse tipo de segmentação divide a população com base em seus comportamentos e padrões de decisões. Ela se difere da segmentação puramente demográfica ao considerar o comportamento do consumidor, e não apenas suas características. Por exemplo, vamos supor que uma empresa de sabonete “x” tem majoritariamente como consumidor fiel, um público entusiasta por atividades físicas regulares. Sabendo dessa informação, a empresa fará todo o planejamento de marketing com base nos padrões de comportamento desse perfil de consumidor. Outro exemplo evidente no mercado de smartphones está na diferença entre três marcas conhecidas. O Blackberry foi lançado para usuários com caráter empresarial; a Samsung foi lançada visando consumidores que gostam do Android e preferem adquirir vários aplicativos por um preço baixo; e a Apple ficou com o status de ser a escolhida por consumidores que desejam fazer parte de um nicho único e diferenciado.
Segmentação psicográfica – essa categoria é utilizada tendo em vista o estilo de vida das pessoas, incluindo suas atividades, interesses e até opiniões para ajudar a definir um segmento de mercado. Essa segmentação leva em conta aspectos psicológicos do comportamento do consumidor. Uma empresa pode se aproveitar dessas informações – por meio de serviços prestados por empresas de geomarketing – para traçar estratégias eficientes de campanhas de marketing localizadas em regiões específicas.
Hoje em dia, os princípios da segmentação são essenciais para expandir e direcionar negócios dentro dos territórios que atuam ou desejam atuar. Esses princípios podem ser extraídos por meio de um trabalho de inteligência de mercado, executado por serviços confiáveis de geomarketing.