No próximo dia 25 de janeiro, o paulistano já sabe que a data comemorativa do aniversário da cidade de São Paulo vai encher as ruas com atrações e atividades especiais.
São Paulo comemora 461 anos e mesmo com toda essa longevidade, a cidade se destaca como umas das metrópoles mais importantes do mundo. A cidade, fundada em 1554, recebeu o nome em homenagem ao apóstolo Paulo. Consta-se que no dia 25 daquele ano, foi realizada a primeira missa da região, entrando para a história como o nascimento simbólico da cidade.
Como não podia deixar de ser, São Paulo se tornou um dos principais núcleos de investimento no país para diversos negócios que vão da saúde à educação, do entretenimento ao turismo, entre outros tantos setores. Consta-se no último levantamento divulgado pelo IBGE em 2012, que a cidade de São Paulo sozinha é responsável por 11,4% de participação no PIB brasileiro, maior do que a soma de 14 estados juntos, que respondiam por 11,3% (Roraima, Acre, Amapá, Tocantins, Piauí, Sergipe, Rondônia, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Amazonas e Mato Grosso).
A cidade registrou recentemente um IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) de 0,805, considerado o 14º melhor no estado de São Paulo. Segundo o Pnad, a taxa de alfabetização da população paulistana de 15 anos ou mais alcança o porcentual de 96,9%.
Com cerca de 11.895.893 habitantes, e mais de 5,5 milhões de veículos rodando nas ruas, a metrópole foi recentemente ranqueada como a segunda cidade mais cara do Brasil, atrás apenas do Rio de Janeiro. O alto custo de vida não impede que a cidade receba turistas de todos os cantos. Em 2013, São Paulo recebeu aproximadamente 13,2 milhões de visitantes, sendo que 16,5% são estrangeiros e 83,5% são brasileiros; estimando um ganho de R$ 10,9 bilhões. A média de permanência dos turistas internacionais foi de 5,1 dias, enquanto que dos turistas nacionais foi de 2,8 dias. O motivo predominante da viagem girou em torno de negócios (51,2%), eventos (22,3%) e lazer (11,3%).
De acordo com uma pesquisa da CNN, São Paulo está em 4º lugar no ranking de melhor vida noturna no mundo. A capital paulista é a segunda maior do mundo em número de restaurantes, com mais de 15 mil estabelecimentos espalhados em uma área de 1.530 km².
Como se não bastasse a quantidade enorme de oportunidades de negócios e novos empreendimentos possíveis de serem criados, São Paulo ainda é conhecida por promover diversos eventos durante o ano, entre os principais estão: a Virada Cultural, a Parada Gay, a Bienal de artes, o Grande Prêmio de Formula 1, o Salão do Automóvel e a Bienal do Livro.
Com tantas oportunidades de negócios, o geomarketing surge como uma solução fundamental para novos empreendimentos. Conceber projetos baseados em análises fundamentadas de geomarketing, compreendendo os dados de um local e suas particularidades, permitirá aos empreendedores maiores chances de sucesso.